Quintais arborizados e mais saúde para os moradores da Cidade do Povo

As mudas que Genilza ganhou foram doadas durante programação da Sema (Foto: Angela Peres/Secom)
As mudas que Genilza ganhou foram doadas durante programação da Sema (Foto: Angela Peres/Secom)

Depois de passar mais de 12 anos vivendo no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco, e anualmente enfrentando a cheia do Rio Acre, a dona de casa Genilza de Souza foi contemplada com uma moradia na Cidade do Povo. Uma das primeiras realizações assim que se mudou para o novo endereço foi organizar o quintal para ter um espaço arborizado.

“Na minha antiga casa, tudo que a gente plantava era destruído pela alagação. Tinha muita vontade de ter frutas e verduras, mas a enchente nunca deixou. Agora meu quintal vai ficar bem verdinho e cheio de frutas”, disse.

Na parte de trás da casa de Genilza é notável o crescimento de mudas de cacau, caju, ingá e buriti. Mudas de espécies frutíferas que ela ganhara da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) no dia 28 março deste ano, como parte da programação da Hora do Planeta.

O plantio de mudas frutíferas e florestais é a ação mais importante da campanha. “Vamos plantar árvores nas cidades do Acre”, que integra o calendário de atividades do Programa de Arborização Urbana do Acre.

Orgulhosa, Genilza mostra as árvores que já crescem no quintal (Foto: Edna Peres/Secom)
Orgulhosa, Genilza mostra as árvores que já crescem no quintal (Foto: Edna Peres/Secom)

Assim como Genilza, outros moradores estão aderindo à campanha e fazem questão de ajudar as equipes. “Aqui na minha casa quero deixar tudo arborizado. Já tenho um jardim na parte da frente, e lá atrás, acerola, laranja e pata-de-vaca [eficaz contra diabetes, segundo pesquisas]. Agora vou ter este açaí aqui na frente”, disse a dona de casa Perpétua Neri, enquanto plantava um pé de açaí.

A cada 15 dias, as equipes do Departamento de Difusão e Educação Ambiental, da Sema, contemplam duas quadras com o plantio de acerola, açaí, graviola, cupuaçu e outras. O coordenador do departamento, Luiz Fernando Nogueira, explica que um quintal arborizado proporciona uma série de vantagens aos moradores.

“Com esse tipo de ação, o ambiente urbano se torna mais agradável do ponto de vista de microclima e também a contribuição de vitaminas e minerais e outros princípios que se encontram nas frutas e oferecem mais saúde à população”, ressaltou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter