Quadro Comunicação é Cultura acompanha festa dos aposentados no Senadinho

O Acre é referência no que concerne ao processo de nomeação de diretores escolares. Eles não são indicados; passam primeiro por uma formação e depois por um processo de eleição em que têm que ser escolhidos pela comunidade de pais, alunos, professores e equipe técnica. Em torno de 70 diretores dos municípios da regional do Juruá tomaram posse na noite de quinta-feira, 4, em cerimônia no Teatro dos Nauas, totalmente lotado, com o desafio de conduzir as escolas estaduais tanto no âmbito administrativo, e principalmente no pedagógico. Na cerimônia, mais uma mostra do quanto os acreanos amam seus hinos. O Hino do Acre e o de Cruzeiro do Sul foram cantados com apresentação de personagens que fizeram sua História. Gestores pioneiros no Vale do Juruá foram homenageados. Para o secretário de Educação, Marco Brandão, presente à cerimônia, um diretor assumir essa liderança é uma grande responsabilidade “porque as escolas são, às vezes, o único aparelho que representa o estado numa comunidade”. Desafios O professor Flávio Rosas da Silva dirigiu a escola Craveiro Costa nos últimos dois anos. Agora foi reconduzido para um mandato de quatro anos. Ele conta que o maior desafio na escola é diminuir os índices de evasão escolar e de reprovação. Ele lembra que quando assumiu a escola em 2014 teve que trabalhar a autoestima de alunos e professores. “Hoje já há uma mudança de pensamento na nossa escola e o índice de reprovação em 2015 baixou em relação ao ano anterior”, disse. Jair de Souza Costa tem apenas 28 anos de idade e oito de profissão e obteve a proeza de ter sido eleito para dirigir a maior escola de Cruzeiro do Sul, a Dom Henrique Ruth, escola onde trabalha desde que iniciou a vida de professor. “Nasci professor dentro da escola Dom Henrique”, comenta bem-humorado. E completa: “Tenho ótimas expectativas. O principal objetivo de minha gestão é oferecer um estudo de excelência” (Foto: Cedida)
“Quando o povo fala ou foi, ou é, ou será”, frase, que recepciona os visitantes do Senadinho (Foto: Cedida)

Roupas coloridas, chinelos de dedo, batom encarnado, o café preto no copo de extrato de tomate, aperto de mãos, cheiro de lavanda e sorrisos, muitos sorrisos dialogavam com o cenário pulsante do Senadinho, durante a realização da festa anual alusiva ao Dia do Aposentado.

O quadro “Comunicação é Cultura”, que vai ao ar semanalmente no Jornal Notícias da Aldeia, acompanhou a realização da animada festa.

O Forró e as músicas regionais deram movimento à confraternização que há mais de uma década movimenta o centro da capital acreana, todas as quartas e sextas-feiras. O ponto de encontro é um ambiente inesgotável de relatos, recordações, tradições e tudo que com o passar do tempo se tornou necessário para o desenvolvimento histórico e intelectual das futuras gerações.

O coordenador do espaço, Wilson Araújo, declarou que o Senadinho foi criado pelo ex-governador e hoje senador Jorge Viana, no intuito de oferecer uma opção a mais de lazer para os idosos. “O Senadinho é um espaço de lazer que contribui diretamente com a qualidade de vida de centena de pessoas. Esse é um local que possui uma importância histórica e cultural. Quando falamos dos seus frequentadores estamos falando da própria historia do nosso Estado”, sintetizou.

“Com o passar do tempo estamos conseguindo ocupar outros espaços públicos e o projeto que conta com o apoio da prefeitura e do governo do Estado vem acontecendo dentro dos bairros,  conseguindo alcançar um maior número de pessoas”, declarou o líder comunitário José Bernardo,  o Panelada.

A reportagem produzida pela equipe da TV Aldeia na festa em homenagem aos aposentados pode ser assistida na íntegra por meio da página da Rede Aldeia no Facebook. O quadro “Comunicação é Cultura” faz parte do telejornal Notícias da Aldeia, que vai ao ar diariamente, às 18 horas, com reprise às 21h , e ainda às 9h30 do dia seguinte. A TV Aldeia pode ser sintonizada no canal 2 e canal 13 da NET.

Comunicação é Cultura – SenadinhoO Comunicação é Cultura esteve presente na linda festa que marcou a edição especial do Senadinho alusiva ao Dia Nacional do Aposentado. O quadro vai ao ar toda segunda à partir das 18h , no Notícias da Aldeia, canal 2 e 13 na NET.Curta, comente e compartilhe.#ComunicaçãoÉCultura #RedePública #TVAldeia

Publicado por Rede Aldeia em Terça, 2 de fevereiro de 2016

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter