“Operação Presença” usa serviço de inteligência da Polícia Civil para o combate ao tráfico

Pessoas portando drogas, dinheiro e outros equipamentos foram presas em flagrante nesse trabalho que aconteceu após rigorosa investigação

priso.jpg

Além das prisões, a polícia apreendeu armas, munições, dinheiro e drogas (Foto: Assessoria Polícia Civil)

A "Operação Presença" desencadeada pela Polícia Civil nesta quinta-feira, 23, culminou no cumprimento de vários mandados de busca e apreensão, em diversos pontos da capital. Quatro pessoas foram presas.

Além das prisões, foram apreendidos cerca de 20 quilos de oxidado de cocaína, três veículos, dinheiro e mercadorias de contrabando. O delegado Wanderley Thomas comandou a operação policial.

As prisões e apreensões aconteceram a partir das 6 horas, em cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça a pedido da Polícia Civil, com base em levantamento feito pelo setor de inteligência da PC, após meses de investigações. O delegado Wanderley Thomas, do DPCI (Departamento de Polícia Capital e Interior), coordenou a ação.

Participaram da operação, policiais da direção da Polícia Civil e das delegacias especializadas, dentre elas a Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE) e 2ª Regional. "Foi um trabalho pontual, preciso e que pode ter evitado a desagregação de diversas famílias", disse Thomas.

No bairro Mauri Sérgio, a polícia prendeu um casal que portava 20 quilos de oxidado de cocaína que, segundo investigações, era originária da Bolívia. "Esse tipo de ação somente foi possível porque a polícia se valeu de sua principal arma: a inteligência", destacou Emylson Farias, secretário da Polícia Civil.

Com o casal os policiais apreenderam ainda sete celulares, R$ 1.975, em dinheiro, um carro modelo Polo, de cor preta, um carro modelo Palio, e a moto Biz, de cor azul, além de um computador.

Se comprovado que os veículos e demais objetos aprendidos são originários ou usados para o tráfico, eles serão arrecadados e poderão ser utilizados no combate ao tráfico de drogas. O casal vinha sendo investigado há algum tempo, sob a suspeita de tráfico de drogas e de patrocinar assaltos com fins à obtenção do recurso para adquirir entorpecente.

Com a comprovação da aquisição do entorpecente, a Polícia Civil obteve da Justiça um mandado de busca e apreensão.

Na mesma operação a polícia prendeu outro homem, de 28 anos, que tinha em seu poder mais de R$ 1,3 mil em dinheiro da venda de entorpecente, além de material para embalar droga.

Segundo a polícia, ele era o responsável por abastecer vários pontos de distribuição no bairro Boa União, onde reside e foi preso. Também seria o principal fornecedor de cocaína na adjacência do bairro, onde fixou residência.

Contrabando – Foi encaminhada também à delegacia da Polícia Civil uma mulher de 35 anos, flagrada com a posse de 2.290 maços de cigarros contrabandeados da Bolívia, caixas acústicas, aparelhos DVD, celulares e munição calibre 20.

Todo o material não tinha nota fiscal e fora adquirido na Bolívia, por meios ilícitos, segundo apurou a polícia. A mulher foi encaminhada à Polícia Federal para as providências.

Resultado prático

O secretário da Polícia, Civil Emylson Farias, avaliou como positiva a "Operação Presença" da PC. "Vejamos isso pelo lado social: prender o grande traficante é quebrar uma cadeia de crimes. Isso passa pelo aliciamento, desagregação de famílias, furtos, roubos e outras mazelas sociais", acrescentou.

O secretário destacou que o combate às drogas é uma política de governo. E garantiu que o trabalho tem sido feito no sentido de fortalecer o setor de inteligência da polícia judiciária, para garantir mais eficácia no enfrentamento aos promotores da violência em todo o Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter