Semana da Diversidade e Parada do Orgulho GLBT acontecem em setembro

Programação já está definida. Preta Gil se apresenta no encerramento da Parada

semana_diversidade_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Representantes do setor de turismo e das associaçes ligadas à diversidade durante lançamento da Programação (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Associação de Homossexuais do Acre (Ahac) se filiou à Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (GLS) na manhã dessa quinta-feira. A parceria visa a implementação do turismo, lazer e entretenimento dos consumidores do mercado GLS, tendo como maiores parceiros o Governo do Acre, por meio da Setul, e o setor privado.  

O presidente da ABRAT GLS, Almir Nascimento, também esteve presente ao evento e falou da importância e do crescimento do segmento no mercado nacional. Pesquisas apontam que 10% da população mundial é composta por gays homens e mulheres, e que os turistas GLS gastam em média 30% a mais se comparados aos turistas convencionais.

A partir da parceria entre as Associações, setor privado e governo do Estado será iniciado o treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos com o turismo. De acordo com o secretário de Turismo, Cassiano Marques, a ideia é aproveitar a Semana da Diversidade e da Parada do Orgulho LGBT como marco anual como fomentador do turismo gay no Acre. “Nosso objetivo é qualificar o setor para receber turismos desse segmento. Além de ser uma oportunidade para agregar valor ao destino acreano”.

Durante o encontro foi lançada pela AHAC a programação da V Semana da Diversidade e da V Parada do Orgulho LGBT do Acre. A quinta Semana da Diversidade será realizada entre os dias 15 e 20 de setembro. A solenidade de abertura acontece no Theatro Hélio Melo a partir das 9 horas, com a homenagem e entrega do troféu “Rogério Sábio da Paciência”. A premiação é destinada aos aliados da diversidade no Acre que contribuem e colaboram com ações de combate à homofobia, além disso, durante a abertura ainda serão realizados enquetes teatrais e apresentação de show Drag-Queen.

A programação da Semana da Diversidade contará ainda com o lançamento de cartões postais, exibição de filmes sobre a temática LGBT, shows e palestras. Além disso, o tema “Pela Igualdade de direitos, por uma escola sem homofobia”, será debatido durante os seminários sobre Ética e Direitos Humanos, Direitos Fundamentais, Proteção Constitucional e garantias processuais e sobre Orientação Sexual.

5ª Parada do Orgulho LGBT do Acre

Para encerrar a Semana da Diversidade será realizada pelo quinto ano consecutivo a Parada do Orgulho LGBT. No primeiro ano seis mil pessoas participaram do evento, e no ano passado foram mais de 60 mil. A Parada será no domingo, 20 de setembro, com a concentração no Calçadão da Gameleira às 15 horas. A cantora Preta Gil é uma das atrações da Parada com show a partir das 20h30.

“A Parada do Orgulho GLBT do Acre já demonstrou sua força. Em apenas quatro anos multiplicou em dez vezes a quantidade de participantes, passando de seis para sessenta mil pessoas. O que mostra o potencial do Estado também para o turismo específico para o público GLS”, enfatizou Almir Nascimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter