Investimentos, obras de resultado e programas de impacto confirmam que o Acre será o melhor lugar para se viver na Amazônia
O governador Binho Marques apresentou nesta quinta-feira, 24, o novo panorama do Acre desenhado com os investimentos que estão sendo realizados em todas as áreas do Estado, mas principalmente em saúde, educação e defesa social. Esses investimentos determinam que seu mandato de apenas quatro anos terá sido potencializado para mais de oito anos. "Precisamos refazer as contas. Eu disse que faria um governo de oito anos em quatro anos, mas vai ser muito mais de oito", afirmou Marques ao elencar as obras, projetos e programas que estão em andamento e os que serão implementados até o final de 2010 para transformar o Acre no melhor lugar para se viver na Amazônia.
{flv}0101_meio_dia_24_09_09_entrevista_gov|320|240|false{/flv} |
Governador Binho Marques é o entrevistado do Jornal do Meio Dia |
O governador participou do programa Gente em Debate, da Rádio Difusora Acreana, onde respondeu às perguntas dos ouvintes. A estudante Ana Lúcia, por exemplo, questionou sobre o helicóptero Comandante João Donato, querendo saber se a aeronave vai mesmo ajudar as comunidades e se tem sido compensativo o investimento que os governos Federal e Estadual fizeram para comprar o equipamento: "Esse helicóptero já se pagou ao resgatar duas pessoas que sofreram acidente em Manuel Urbano", disse Marques. "Mas isso é só o começo. Vai ajudar muito na segurança, estamos concluindo um mapeamento dos ramais clandestinos com o qual vamos coibir muitos crimes. O helicóptero vai dar apoio a 100 comunidades isoladas do Acre. Temos lugares onde em algumas épocas nem de rio se chega e o helicóptero vai ajudar muito".
Veja o que diz o governador sobre este novo momento do Acre:
BR 364
O ouvinte Clebson quis saber sobre a conclusão da BR 364: "Ela será concluída em 2010 como o senhor falou?". O governador respondeu: "Eu nunca disse que a BR seria asfaltada até 2010. O que eu sempre falei é que tudo o que tivesse de ser feito para ela ser concluída até o final de 2010 eu faria. E posso afirmar que tudo está sendo feito. Os recursos estão assegurados, temos a capacidade técnica, mas estamos na dependência das chuvas. Vivemos um inverno que não termina".
Para Marques, as pessoas tinham dificuldade em acreditar que seria possível asfaltar a BR e fazer as pontes, mas o Governo do Estado, com apoio do Presidente Lula, está construindo todas as pontes sobre os rios no trecho entre Sena Madureira e Feijó, além da ponte sobre o Juruá, a maior dos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso. "Em quatro anos, estamos investindo R$ 1 bilhão na BR 364, uma das maiores obras da Amazônia, que hoje tem 3.000 trabalhadores envolvidos em sua construção, além de mais de 1,5 mil máquinas e equipamentos".
4ª Ponte sobre o rio Acre
A ouvinte Maria Gracilene perguntou sobre o andamento das obras da 4ª ponte sobre o rio Acre, em Rio Branco. "No ano que vem vamos entregar a ponte e a avenida Amadeo Barbosa. Isso é algo muito interessante porque cria uma outra lógica para nossa cidade", disse Marques. O Complexo Viário da 4ª Ponte contempla três viadutos e um já está pronto.
As intervenções são profundas e ao seu final trarão valorização imobiliária na região do 1º e 2º Distritos. A Prefeitura de Rio Branco também realizará ações de melhoria na área do complexo viário.
Sem reeleição
Elias de Lima quis saber se o governador é candidato a reeleição e Marques mais uma vez reafirmou seu compromisso com o projeto político da Frente Popular do Acre (FPA) e que chegou ao governo atendendo a uma missão. "Não sou candidato", resumiu, lembrando de sua trajetória como gestor público desde o período em Jorge Viana foi prefeito da capital. Marques foi secretário estadual de educação, secretário de Desenvolvimento Social e vice-governador antes de ser eleito governador.
Marques falou sobre os recentes episódios da saída de Marina Silva e Henrique Afonso do PT. "Não houve ruptura", afirmou sobre ambos os casos. De acordo com Marques, que continua apoiando e recebendo apoio dos dois parlamentares, Marina e Henrique seguem considerando o projeto da FPA como o melhor para o Acre.
"A Marina fez um opção que momentaneamente é diferente da minha", disse. Os caminhos podem ser outros, mas o ponto de chegada é o mesmo: "Continuamos com as mesmas lutas. Lutamos para ter um Estado mais justo, para que nossa Natureza não seja destruída".
Segurança pública
Ao responder indagação do ouvinte Antônio Rodrigues, Binho frisou que os investimentos em segurança pública não são modestos e preparam o Acre para os tempos atuais. Rodrigues quis saber especificamente sobre as viaturas que chegaram recentemente para as polícias Civil e Militar -mais de 70 novos veículos que atuam no enfrentamento à violência e suas causas. "Vamos contratar mais delegados e outros 600 policiais militares", disse o governador, confirmando que haverá concurso para agentes da Polícia Civil. "Serão contratados 250 agentes", disse.
O Governo do Acre está criando um sistema terceirizado para atendimento nas delegacias e adquiriu sistema de boletim de ocorrência eletrônico que faz cruzamento das informações para facilitar o inquérito. Além disso, há uma delegacia on line, onde o usuário pode apresentar suas demandas pela internet.
Saúde
"Da mesma maneira da segurança pública, a saúde do Acre tem de ser a melhor", disse o governador, ao responder a pergunta de Henrique Marques. A Fundhacre está sendo transformada em Hospital das Clínicas do Acre, totalmente informatiza e com servidores capacitados ao melhor atendimento à população. O Pronto Socorro de Rio Branco terá sua estrutura física de funcionamento modificada, contando inclusive com heliporto. Dois novos pronto atendimentos estão sendo instalados no Segundo Distrito e no bairro do Tucumã, também em Rio Branco, além dos financiamentos que o Governo faz às prefeituras através do programa Pró-Acre. "A saúde está em processo de grandes mudanças".
Nas Zonas de Atendimento Prioritário (ZAP) o atendimento itinerante em saúde acontecerá praticamente a cada dois meses. Barcos equipados irão percorrer as comunidades-polo, as quais servem de referência para comunidades menores, para prestar atendimento com médico, enfermeiro e equipe de apoio. Os barcos levarão equipamentos como o ultrassom portátil, realizando exames com resultado rápido.
Ramais
Os ramais fazem parte da política de potencialização da produção rural do Acre, que já vem apresentando resultados importantes. Marques reafirmou que até o final de seu governo terá asfaltado 250 quilômetros em ramais. Anualmente, pelo menos 400 quilômetros de estradas coletoras são piçarradas.
Derrota do crime organizado
"Fico feliz que o Acre virou essa página. Foram muitos anos de luta para que a sociedade pudesse dizer: eu acredito nas instituições", disse o governador ao falar sobre o julgamento do ex-deputado Hildebrando Pascoal pelo crime que se tornou emblemático do período de fragilidade das instituições acreanas. Pascoal foi condenado a 18 anos de prisão.