Binho inspeciona duplicação da AC-40 e anuncia novidades no projeto

Trecho de Rio Branco a Senador Guiomard será totalmente iluminado. Obras serão entregues à população no dia 17 de novembro, data de assinatura do Tratado de Petrópolis

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Governador e Diretor do Deracre analisaram o andamento das obras (Foto: Angela Peres/Secom)

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Binho Marques vistoriou a reta final do trabalho de restauração e duplicação (Foto: Angela Peres/Secom)

O governador Binho Marques visitou nesta quinta-feira, 24, as obras de restauração e duplicação da rodovia AC-40 no trecho  entre o Igarapé Santa Maria, em Rio Branco, até a cidade de Senador Guiomard (do Km 6,5 ao Km 19,6) num total de 12,6 quilômetros. "A novidade é que o trecho será todo iluminado", anunciou Marques. A iluminação não estava prevista no projeto original.

Estão sendo investidos R$ 18 milhões em recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Governo do Acre. Pelo menos 200 empregos diretos (e muitos outros indiretos) estão ou foram oferecidos ao longo das várias fases das obras que serão entregues no próximo dia 17 de novembro.  "Este é o trecho em rodovia estadual de maior fluxo de veículos leves e que registrava altos índices de acidentes. Estas obras irão melhorar muito a segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas", reafirmou o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroviária do Acre (Deracre), Marcus Alexandre.

A conhecida Curva do Tucumã, região em que os acidentes tinham se tornado rotina, teve sua curvatura reduzida, o que elevou as condições de segurança para os usuários. O Deracre mantém, além da fiscalização de rotina, uma auditoria para assegurar a qualidade da obra.  A duplicação da AC-40 representa a instrumentalização de um sistema de segurança para ciclistas e pedestres, exatamente as maiores vítimas do trânsito daquela região. Na região do Top 15, os moradores estavam preocupados com a destinação dos ônibus e o Deracre optou por instalar baias onde os coletivos ficarão estacionados. Até então os veículos não tinham um local específico, o que gerava situações de insegurança ao trânsito.

A restauração e duplicação na AC-40 atende a uma Zona Especial de Desenvolvimento (ZED) que vem atraindo investimentos privados à região. Além disso, está conectada à Estrada do Pacífico, ligando o Brasil aos portos do Sul do Peru. Sua duplicação moderniza o trânsito e traz segurança e qualidade de vida a usuários e moradores da região. "O que eu acho – e pelo que posso ver – é que vai melhorar muito para nós daqui", disse Manoel Oliveira, dono da Mania Lanches, localizado na comunidade do entroncamento da AC-40 com o ramal Galiléia.

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Investimentos do Governo do Estado garantem mais segurança para quem trafega pelo local (Foto: Angela Peres/Secom)

Cerca de 60 intervenções foram realizadas no remanejamento de cercas e muros e outros e serviços, o que aumentou o trabalho. O sistema de segurança no trânsito consta de um criterioso planejamento e vários instrumentos, de modo a oferecer conforto e tranquilidade para todos quantos usem a rodovia.

NÚMEROS DA OBRA

{xtypo_rounded2}Restauração e duplicação do KM 6,5 ao KM 19,6 da AC-40

Extensão: 12,6 km

Valor: R$18 milhões

Recursos: Suframa/Governo do Acre

Empregos: 200 (diretos)

Rede de drenagem: 1.946 m

Meio-fio e sarjeta: 7.400 m

Revestimento asfáltico: 85.910,40 m3

Largura da via: 15m

Número de pistas: 2  com 3 faixas de rolamento nos dois sentidos

Largura das pistas: 3 metros, com 1,5m destinados a ciclovia em ambas as laterais.{/xtypo_rounded2}

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