Pós-graduação no Cieps traz ao Acre os maiores especialistas em segurança pública do país

Mestra formada na França é a atual professora do curso que visa preparar os melhores profissionais em segurança na Amazônia

O Governo do Acre mantém desde o começo deste ano o curso de pós-graduação em segurança pública e justiça criminal, realizado através da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e a Universidade Federal do Acre (Ufac) no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança (Cieps)  Francisco Mangabeira, em Rio Branco. Já foram aplicados dez módulos e o 11º, sobre violência urbana, está sendo ministrado pela professora Maria do Carmo Ibiapina de Menezes, professora com especialização na Universidade de Sorbonne, em Paris. "É objetivo do governador formar junto com Ufac e Cieps os melhores profissionais da segurança na Amazônia", disse Ermício Sena, diretor-executivo da Sesp.

O Cieps já ministrou disciplinas como direitos humanos, ética, cidadania, criminologia, fatores preditivos da violência, técnicas forenses. "Estamos trazendo o que há de melhor no Brasil", completou.

O Cieps Francisco Mangabeira é uma unidade que busca a excelência na especialização em questões de segurança pública.  Conforme consta no Plano Estadual de Segurnança Pública estrutura uma base única de formação dos profissionais de segurança pública, garantindo  as especificidades de cada corporação; Busca estimular o respeito aos direitos humanos e à ética; No ensino, incentiva a interdisciplinaridade, a compreensão da sociedade complexa e a avaliação por competências;  Na pesquisa, buscará dotar o sistema com ferramentas modernas de verificação dos fatores preditivos da violência nos territórios de atuação das polícias; Deve articular com órgãos do Governo e estabelecer parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa da sociedade civil. No seu cotidiano, o centro adotará  como um de seus pressupostos a inclusão das práticas  e dos saberes comunitários, visando a formação e o aperfeiçoamento  de todos os profissionais integrantes do sistema.