Participantes que conquistaram as primeiras colocações mostraram destreza e habilidade
Com direito à torcida de amigos e familiares, a tradicional Prova dos 3 Tambores foi uma das atrações na arena de rodeios da Expoacre na noite desta sexta-feira, 1. Na arena, três tambores são dispostos formando um triângulo (veja abaixo). Quando o juiz dá a largada, a amazona parte em direção ao primeiro tambor, dando uma volta completa nele. Depois repete a manobra no segundo e no terceiro tambores. Daí vai em disparada até a linha de chegada.
Ganha quem fizer o menor tempo. Cada tambor derrubado é penalizado com 5 segundos a mais na marca final da competidora.
Hoje em dia, a equitação está sendo um esporte muito difundido, ocupando uma posição especial de destaque entre os outros esportes, principalmente pelo fato de possuir como instrumento, uma criatura viva e animada.
A modalidade Três Tambores chegou ao Brasil através da ABQM – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha, onde foi instituída como prova oficial de velocidade, juntamente com as provas de Baliza e Cinco Tambores.
Essa prova exige velocidade, sincronismo e precisão para contornar Três Tambores dispostos de forma triangular no menor tempo possível num ângulo de aproximadamente 360º, sendo que se o conjunto (tanto cavaleira quanto animal) derrubar algum obstáculo, é penalizado com cinco segundos.
Saiba quem venceu em cada categoria:
Apresentação
1º – Amanda Morais
2º – Bimba
Iniciante
1º – Rayane Maia
2º – Natázia Isper
3º – Tiana Costa
Amador
1º – Bárbara Morais
2º – Bruna Medeiros
3º – Fernanda Vergueiro