Prova do Bombeiro Durão é realizada por militares em Rio Branco

Cerca de 20 militares participam da prova Bombeiro Durão, realizada durante toda esta quinta-feira (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Correr, nadar, pular, força física e raciocínio lógico são atividades que marcam uma das mais tradicionais competições realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC). Poucos são os que enfrentam essa atividade que leva os militares à exaustão.

Para os militares que participam desta ação, é um momento de mostrar o ápice de sua forma física, pois os treinamentos são árduos e exigem muito do profissional. É o caso da soldado Cristina Michelly Garcia. “É uma oportunidade de mostrarmos o que é feito no dia a dia de um bombeiro militar, principalmente no desenrolar de uma operação, seja ela de incêndio ou de resgate”, completou.

Intitulada Bombeiro “Durão”, a atividade que é realizada todos os anos chega na 5ª edição e faz parte da programação que comemora o Dia Nacional do Bombeiro Militar, celebrado no próximo dia 2 de julho. Porém, desde o último dia 26, o CBMAC realiza diversas atividades envolvendo militares. A semana se iniciou com palestras sobre saúde psicossocial e uma formatura geral, com entrega de medalhas à autoridades civis.

“Hoje estamos realizando a ação que visa confraternizar e entreter os militares de diversos batalhões da capital de do interior do estado. Cerca de vinte militares entre homens e mulheres participaram das competições”, explicou o subcomandante-geral do CBMAC, coronel Carlos Batista.

Batista ressalta ainda que durante as comemorações, o governador Tião Viana, anunciou um concurso público para Bombeiros Militar. “Estamos gratos pela atenção do governador com corporação, pois nesses sete anos sempre fomos atendidos com zelo pelo governo e agora somos agraciados com esse concurso pública para novos combatentes, pois nas próximas semanas será publicado o edital”, explanou.

A prova Bombeiro Durão ocorre em vários países e o foco principal é utilizar as atividades de força para mostrar como é feito um procedimento em ação de risco, seja no combate a incêndio, resgate de pessoas em altura, na água, em escombros e manuseio de equipamentos que são utilizados em resgates.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter