Prova Brasil 2013 começa nesta segunda-feira

Com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, tiveram início na segunda-feira, 11, e se estendem 21 deste mês, os exames da Prova Brasil, sistema de avaliação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), composto por testes padronizados e questionários socioeconômicos. A aplicação terá a participação de 80 mil alunos acreanos, das redes municipal e estadual de ensino.

Participam dos testes alunos dos anos finais dos respectivos níveis de ensino, que são os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Serão respondidas questões de língua portuguesa e matemática que buscam destacar como as capacidades previstas para o final de cada ano estão sendo desenvolvidas nas escolas.

Participam dos testes estudantes de 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio (Foto: Assessoria SEE)

Participam dos testes estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio (Foto: Assessoria SEE)

A partir dos resultados, é verificada a execução das políticas públicas de educação e começa o processo de criar ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação nacional. Por meio dessa verificação, nascem outras políticas públicas para efetivar a aprendizagem nas escolas, voltadas para temas como a construção de escolas, o apoio pedagógico e a formação (inicial e continuada) de professores.

As médias de desempenho das avaliações também são parte fundamental no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, trata-se de uma avaliação necessária para que se tenha noção de como as políticas públicas estão sendo aplicadas e do que é possível fazer para melhorar ainda mais os eventuais problemas escolares.

Provinha Brasil: além de avaliar os anos finais de cada etapa dos ensinos fundamental e médio, também é aplicada no país a Provinha Brasil, avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano das escolas públicas brasileiras. Por meio dos resultados, os gestores e professores podem intervir de maneira mais eficaz no processo de alfabetização, garantindo que todas as crianças até a idade de oito anos saibam ler e escrever, atendendo ao que prevê o Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter