humanizar

Pronto-Socorro recebe projeto de extensão em saúde pública 

Organizar, humanizar e criar fluxogramas são as prioridades para o Pronto-Socorro (PS), em Rio Branco. Assim, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), abre espaço e dedica-se aos instrumentos que possam cada vez proporcionar um atendimento digno ao cidadão. 

Na tarde desta quinta-feira, 30, no auditório do PS, foi realizada a abertura do Projeto de Extensão da Pós-graduação em Saúde Pública, que visa a capacitação dos profissionais da unidade para a criação de um fluxograma para notificação de doenças que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. 

“A ideia surgiu após descobrirem que existem poucas notificações sobre essas doenças Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Nonata Paiva, enfermeira, faz parte é aluna de pós-graduação em Saúde Pública, pela Universidade Federal do Acre (Ufac), e, é uma das desenvolvedoras do projeto. Segundo ela, a ideia surgiu após descobrirem que existem poucas notificações sobre essas doenças. 

“Nós tivemos essa ideia após depois de alguns dados mostrados na sala de aula que falam de uma sub-notificação, que seria a falta de informações no sistema, então resolvemos criar um programa que possamos desenvolver aqui”, explicou Nonata. 

O projeto tem como um dos objetivos o fortalecimento da vigilância epidemiológica, explicou  Nonata. “Nós vamos debater esse fortalecimento, realizando junto com os profissionais a discussão de como criar os passos desse fluxograma, adequar a realidade da unidade”, destacou. 

O projeto é uma parceria entre a Ufac e a Sesacre e PS que contribui para a qualificação dos profissionais da Saúde. Segundo Mark Gouveia, que participou representando a orientadora do projeto, a especialização tem como visão o trabalho em equipe.

“Essa educação interprofissional tem como foco melhorar a atenção e saúde a partir do cuidado centrado nas necessidades do Sistema Único de Saúde”, explicou Gouveia.  

Assim, o projeto de extensão é o resultado de um esforço para que o sistema de saúde funcione de forma humanizada, rápida e eficaz.