Pronatec oferta cursos técnicos para alunos de ensino médio na capital

Para elevar as habilidades dos alunos de ensino médio em Rio Branco, contribuindo para o crescimento profissional e a inserção no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) lançou nesta segunda-feira, 31, oferta com mais de 350 vagas para cursos destinados aos estudantes da capital.

Os cursos são do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofertados pelo Instituto Dom Moacyr. As vagas serão distribuídas nas escolas estaduais para alunos do ensino médio regular e do 2° Módulo do Programa Especial de Ensino Médio/PEEM em Rio Branco.

Os editais, disponíveis no site da SEE (www.see.ac.gov.br), possuem ofertas variadas, devendo o aluno interessado observar as escolas para as quais se destinam a oferta e os requisitos especificados nos editais, como idade e escolaridade mínimas exigidas para o curso e frequência escolar.

Neila Pedrosa, técnica da coordenação de ensino médio da SEE, alerta que as oportunidades devem ser buscadas com muito interesse pelos alunos.

“Os cursos técnicos contribuem para o diferencial no currículo, ajudando os jovens que irão buscar o primeiro emprego em pouco tempo”, disse.

As 360 vagas dividem-se em três ofertas diferentes, separadas em três editais:

Edital nº 3 – 270 vagas para formação nas áreas de Ambiente e Saúde, Negócios, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Recursos Naturais, Turismo, Hospitalidade e Lazer;

Edital nº 4 – 60 vagas para formação na área da Indústria e Comércio, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai – AC);

Edital nº 5 – 30 vagas para formação na área de Cultura.