ProJovem forma mais 100 alunos dentro da penitenciária da capital

Atividades culturais foram organizadas pelos próprios internos da unidade (Foto: Cedida)
Atividades culturais foram organizadas pelos próprios internos da unidade (Foto: Cedida)

Na manhã desta terça-feira, 11, foi realizada na Unidade de Regime Fechado (URF) da capital mais uma Feira Cultural, com os trabalhos dos reeducandos que estão concluindo os ensinos fundamental e médio.

A atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e é alusiva à conclusão do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) Urbano Prisional.

Na oportunidade, 75 internos participaram do evento, que contou com a presença da diretora de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Valdirene Dalfenback, e do diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel.

“É fundamental que a gente invista na educação como ferramenta de transformação e reintegração social das pessoas. Queremos aumentar cada vez mais a quantidade de reeducandos que estudam dentro da penitenciária, a fim de recuperar a maior quantidade possível e possibilitar a eles uma nova oportunidade de vida”, disse Hessel.

No próximo dia 21, no Complexo Penitenciário de Rio Branco, haverá a certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio para 100 reeducandos do regime fechado, resultado do convênio entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Entre as atividades desenvolvidas na feira, foram apresentadas peças teatrais, com a temática “Direitos e Deveres do Cidadão”.

Os próprios reeducandos atuaram na ação. A feira cultural também abordou temas como saúde e cidadania, além do conceito da formação cidadã. Conforme os organizadores da feira, quem concluiu o ensino médio está apto a participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.