Novo edital deve ser lançado em agosto
Os resultados parciais dos projetos selecionados pelo Programa Pesquisa do Sistema Único de Saúde (PPSUS) estão sendo apresentados em Rio Branco nesta quarta-feira. No ano passado foram destacados sete projetos regionais para serem desenvolvidos com recursos do Programa, as ações começaram no começo de 2009 e hoje os pesquisadores estão reunidos para apresentar os resultados obtidos até agora.
De acordo com a coordenadora do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico da Funtac, Lucimar Araújo Ferreira, durante o seminário de avaliação os pesquisadores têm a oportunidade de mostrar as formas como as pesquisas estão sendo conduzidas, os resultados parciais e como as atividades podem ser assimiladas pelo Sistema Único de Saúde. “O foco do Programa são os projetos regionais de interesse do SUS”.
Em 2009 o PPSUS deve disponibilizar R$ 350 mil para cerca de sete projetos. O Governo do Estado ampliou em 40% o valor de sua contrapartida no financiamento, disponibilizando R$ 80 mil do total a ser aplicado na pesquisa. O edital deve ser lançado em agosto para a seleção dos projetos.
Um dos projetos apresentandos durante o seminário foi o de desinstitucionalização em saúde mental que analisa a capacidade da comunidade de receber os pacientes em tratamento há mais de dois anos no Hospital de Saúde Mental do Acre. “Avaliamos a possibilidade das famílias e dos vizinhos, por exemplo, para que os pacientes sejam inseridos na comunidade. O maior desafio é a desestruturação das famílias”, destacou o pesquisador Rodrigo Silveira.
Desde 2004 as pesquisas selecionadas vêm contribuindo para o aperfeiçoamento de práticas de atenção à saúde e de gestão do SUS.
Leia também: