Projetos aprovados pela Lei de Incentivo promovem inserção social

Paraolimpíadas de Cruzeiro do Sul e Jogos de Verão movimentam fim de semana no Juruá

paraolimpadas091011.jpg

A Apae tem hoje 157 alunos. As atividades do projeto se iniciaram na semana passada com disputas envolvendo bocha e natação (Foto: Flaviano Schneider)

Dois projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte tiveram atividades neste fim de semana. Em ambos ficou patente: o esporte é uma das mais eficazes formas de inclusão social. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizou a culminância de projeto aprovado pela Lei de Incentivo, denominado 1ª Paraolimpíada de Cruzeiro do Sul, no ginásio de Esportes do Aeroporto Velho. Enquanto isso, foram iniciadas, na Praia Grande, as competições dos Jogos de Verão, já em sua sexta edição.

A Apae tem hoje 157 alunos. As atividades do projeto se iniciaram na semana passada com disputas envolvendo bocha e natação. Segundo a presidente da entidade, Uvilene Costa, para a culminância do projeto foi escolhida a Semana da Criança. A Escola de Ensino Fundamental Anselmo Maia foi convidada para disputar futsal com os alunos da Apae. Uvilene agradeceu à direção da escola por participar das atividades e notando o empenho, e, habilidade das crianças especiais, disse: “Eles jogam igual aos outros, mesmo com dificuldades especiais. É uma maravilha e a gente fica muito feliz. Isso mostra que a inclusão é real e uma coisa que pode acontecer naturalmente.”

Nesta segunda-feira, 10, os alunos da Apae visitaram o Aeroporto, a convite da Infraero, e na terça-feira, 11, o projeto encerra na própria instituição. A professora Uvilene considera a execução do projeto de extrema importância e chama a atenção para a alegria dos participantes. “As crianças se empolgam. Veja a alegria deles. A gente agradece o incentivo dado pelo governo do Estado, ajudando viabilizar a inserção.

Karin Carvalho é fundadora e até hoje voluntária e professora da Apae. Ela explica que a instituição está começando a participar de jogos educacionais com o objetivo de preparar os alunos, as crianças, os adolescentes e os jovens para inserção no esporte. Assim, várias atividades estão em andamento, entre elas o de polo aquático adaptado às pessoas com deficiência, e ainda bocha, futsal e dança na cadeira de rodas. Isso visa participar de paraolimpíadas em nível nacional.

Francisco Borges (Pancho), responsável pelo setor de Esportes da SEE, lembra que o Estado está  levantando a bandeira da humanização e a aprovação do projeto da Apae tem tudo a ver com essa orientação. “A inclusão social através do esporte é uma faceta da humanização. A Apae tem dado uma lição em Cruzeiro do Sul. Com seriedade lida com crianças especiais e merece todo nosso apoio”, disse.

Pancho adianta que o atual projeto serve de experiência para a Apae, que nos próximos anos vai se inserir no calendário das paraolimpíadas. “Quem sabe nas paraolimpíadas que vão ocorrer no Brasil não teremos algum atleta de Cruzeiro do Sul? Esperamos que no ano que vem a Apae possa refazer de novo esse projeto e que possamos fortalecê-lo ainda mais”, disse.

Jogos de Verão

Neste domingo começaram as atividades de um dos maiores projetos financiados pela Lei de Incentivo: os Jogos de Verão, que já estão em sua sexta edição e envolvem os moradores de todo o beiradão do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, desde a Olivença até a Comunidade Três de Maio.

Segundo o coordenador do projeto, Sérgio Rodrigues, cerca de mil atletas se inscreveram para as competições de futebol feminino e masculino, atletismo, corrida de cavalos e pau-de-sebo. As crianças também têm recreações diversificadas. O projeto ainda vai se desenrolar em dois domingos: 16 e 30 de outubro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter