Projeto Sou da Paz nas Escolas promove ambientes seguros e saudáveis

Ação é um projeto piloto que tem como proposta discutir a temática da violência no âmbito escolar

O Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco, com apoio do Ministério da Saúde, lançam na próxima terça-feira, dia 20 de outubro, às 16 horas, na Escola Antônia Fernandes, o "Projeto Sou da Paz nas Escolas", com objetivo de capacitar os jovens em idade escolar, profissionais de saúde e a população interessada para atuarem como multiplicadores na prevenção da violência. 

A ação, desenvolvida pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Secretarial Estadual de Educação,  é um projeto piloto que tem como proposta discutir a temática da violência no âmbito escolar, buscando promover ambientes seguros e saudáveis aos alunos das escolas prioritárias para prevenir as diversas formas de violência, tanto no meio familiar como no social. 

Considerando que a violência é problema de saúde pública, e para melhor desenvolvimento do programa, estão envolvidos profissionais de diferentes áreas de atuação como agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, educadores físicos, assistentes sociais, biólogos, bacharéis em direito, técnicos em arbitragem, dentre outros.  

A violência nas escolas não é caracterizada apenas pelas agressões físicas, mas também se manifesta nas formas verbais, morais, psicológicas e materiais, sendo que esta última tem acarretado mais despesas aos cofres públicos, já que também envolve a estrutura física das escolas.  

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (IPEA/MPOG), o custo total com violências, em 2004, foi de 920 bilhões de reais, representando 5% do PIB brasileiro. Pesquisas também apontam que no Acre, em 2007 e 2008, dentre as doenças não transmissíveis, as várias formas de violência e acidentes foram os principais responsáveis pelas causas de morte. 

Segundo a responsável pela Área Técnica Estadual de Vigilância e Prevenção da Violência, Carla Diana Mendes, na programação está inserida diversas atividades como implantação da vigilância da violência no Estado do Acre; palestras sobre os aspectos relacionados à violência – por meio da ficha de notificação da violência-, campeonatos de futebol de salão para alunos da 8ª série das escolas contempladas; promoção da cultura da paz, através de oficinas de sensibilização para os profissionais de saúde, além de outras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter