Projeto socioambiental acreano recebe o Prêmio ODM Brasil

A mobilização envolve dez áreas-piloto (Foto: Assessoria)
A mobilização envolve dez áreas-piloto (Foto: Assessoria)

Revitalizar nascentes e recuperar áreas degradadas são os objetivos do projeto acreano “Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica”, desenvolvido pela Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac). A iniciativa foi premiada na quinta edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

As ações receberam patrocínio da Petrobras e parceria com o governo do Estado, Prefeitura de Rio Branco, Xapuri e Brasileia, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes (Amoprex).

As comunidades rurais que residem no entorno da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla foram envolvidas nas atividades do projeto – cerca de duas mil pessoas estão participam diretamente. O governo Estado e as prefeituras realizam apoio logístico, fornecem mudas e compartilham informações.

O projeto foi um dos vencedores, entre 1.090 programas de todo o Brasil. A coordenadora do projeto, Nazaré Macêdo, ressalta que a premiação não seria possível sem a participação das comunidades rurais e de todos os parceiros. “Essa é uma grande vitória, porque  entendemos que estamos no caminho certo para alcançar o desenvolvimento sustentável com a participação das pessoas, garantindo a melhoria da qualidade de vida para as comunidades.”

Conheça o projeto.