Projeto Rondon lança nova operação social em treze municípios do Acre

O Ministério da Defesa e o governo do Acre lançaram na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório da Biblioteca Pública, a quarta edição do Projeto Rondon no estado, a Operação Vale do Acre, uma extensa ação social que será realizada em 13 municípios.

Com o apoio do governo do Estado, da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) e o Departamento de Ensino (DEPENS), o projeto visa, em julho de 2019, levar ações sociais na área de educação, cidadania e desenvolvimento sustentável a milhares de pessoas por meio de universitários selecionados que fazem parte do Projeto Rondon.

Para o governador Tião Viana, o Projeto Rondon tem uma trajetória exemplar que leva cidadania e crescimento pessoal  aos que são beneficiados e aos que desempenham as atividades (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“As instituições de ensino superior vão participar de um processo seletivo, e esses municípios que estão na parte oriental do Acre receberão duas equipes para atividades de cunho social, educacional, de saúde e até tecnologia”, destaca o general Eduardo Leal, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS).

A Operação Vale do Acre espera englobar atividades relacionadas à Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção. Para o governador Tião Viana, o Projeto Rondon tem uma trajetória exemplar, que leva cidadania e crescimento pessoal tanto para aqueles que são beneficiados quanto aos que desempenham as atividades.

“É um ato de grande humanidade, integração e união nacional, que faz com que todos os estados venham para a Amazônia, tragam o conhecimento, a aplicação dele, o sentido de comunidade, serviços, mas levem de volta no coração a identidade amazônica e nosso significado como patrimônio intangível do Brasil”, ressalta o governador.

Os municípios beneficiados serão Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Manuel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

Representando as cidades, o prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, afirma: “Para nós, é um momento de alegria e satisfação, tendo em vista que o Rondon irá contribuir, e muito, com as pessoas mais carentes de nossos municípios”.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é uma ação interministerial do governo federal realizada em coordenação com os governos estadual e municipal, que, em parceria com as instituições de ensino superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter