Operação Élpis resulta na apreensão de 80 quilos de drogas em Rio Branco

Em mais uma ação de combate à criminalidade, a Segurança Pública deflagrou nesta quarta-feira, 13, por meio das polícias Civil e Militar, a Operação Élpis (na mitologia grega, Élpis representa a deusa da esperança), que cumpriu 37 mandados de busca e apreensão em Rio Branco e adjacências.

Os resultados finais da ação foram apresentados na manhã desta quinta feira, 14, na Delegacia de Investigação Criminal (DIC). Ao todo, foram apreendidas quatro armas de fogo, dinheiro, três veículos, uma motocicleta, munições, além 80 quilos de drogas que foram encontradas por homens da Policia Civil e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na estrada que dá acesso ao município de Porto Acre.

Cerca de 20 pessoas foram presas em cumprimento de mandados, além de outras 14 pessoas em flagrante.

80 quilos de drogas foram apreendidas na estrada que dá acesso ao município de Porto Acre (Foto: Secom)

Para o secretário adjunto de segurança pública, Glayson Dantas, as polícias têm feito seu papel, mas a população também pode colaborar, por meio de ligação gratuita no número 181.

“As ações vão continuar de forma integrada, inclusive com a participação do Exército Brasileiro, mas a população também precisa colaborar através do 181 e a polícia está nas ruas. Para se ter ideia do impacto financeiro entre as organizações, só essa segunda apreensão de droga em menos de dois dias equivale a quase R$ 400 mil de impacto financeiro. Então essas ações vão ser contundentes, e o crime vai receber o devido tratamento por parte da secretaria de segurança”, disse o secretário.

O delegado Pedro Resende, um dos coordenadores da ação, destaca que essa é mais uma ação contundente de combate ao crime.

“A Polícia Civil, por meio da DRE [Delegacia de Repressão a Entorpecentes], DIC [Delegacia de Investigação Criminal] e todas as demais unidades da capital, com apoio de Senador Guiomard, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre e Bujari, faze essa operação que tem como objetivo restaurar a paz e a segurança para a comunidade rio-branquense. É uma ação contundente contra o crime, contra uma organização criminosa específica”, disse o delegado.

Cerca de 20 pessoas foram presas em cumprimento de mandatos, além de outras 14 pessoas em flagrante (Foto: Secom)

Redução de homicídios

Com as constantes operações realizadas pela segurança, o número de homicídios no Acre segue apresentando redução, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública na última semana. Em 2018, houve queda de 16% no número de mortes no Estado, entre janeiro e junho, enquanto na capital a taxa foi de 38% no mesmo período.

Cumprindo seu dever constitucional na busca de promover a cultura de paz em todo o Estado, o governo tem realizado, por meio das forças de segurança pública, ações preventivas e repressivas no combate à criminalidade.

Para se ter uma ideia, as forças policiais realizaram nos primeiros 110 dias de 2018, 1.400 operações, numa demonstração clara do esforço do governo em frear o avanço do crime.

Ainda segundo Resende, apesar das constantes ações, as fronteiras abertas ainda são o maior problema na segurança pública.

“Os dados mostram as apreensões vultosas que estamos fazendo após a implementação desses núcleos. Isso é mais uma ação acertada da segurança pública. Em que pesem as fronteiras estarem abertas e não termos uma fiscalização por parte do governo federal, a polícia tenta promover a paz combatendo o tráfico de drogas, que é o maior câncer da sociedade”, pontuou Resende.

(Foto: Secom)

Outras ações

Nesta semana, as forças de segurança realizaram também operações na região do Alto Acre. A Operação Fronteira Segura ocorreu em Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia.

Operadores de segurança da Polícia Civil e da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Exército Brasileiro, realizaram incursões e blitze no sentido de identificar e prender pessoas em débito com a Justiça, além de coibir o tráfico de drogas e crimes transfronteiriços na região, em parceria com a Polícia Nacional Boliviana (PNB).

Durante a investida das forças de segurança, duas pessoas foram presas. A dupla de suspeitos fugiu do bloqueio policial retornando à Bolívia, sendo interceptada pela ação de policiais bolivianos. Em posse dos suspeitos foram apreendidos uma arma de fogo modelo pistola 380, municiada, e 17,665 quilos de cocaína pura. A droga foi encontrada após revista em um veículo que a dupla conduzia.

As ações vêm sendo desencadeadas em todas as regiões de fronteira, seguindo determinação do governador Tião Viana. Várias operações já foram realizadas nas regiões do Juruá, Purus/Envira, Baixo Acre e Alto Acre.

Leia também:

20% das cidades acreanas não registram homicídios há 120 dias 

Forças de segurança deflagram operação integrada “Fronteira Segura” no Alto Acre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter