Projeto Poronga forma primeira turma no interior

Cerca de 200 jovens vão receber o diploma na cidade de Sena Madureira 

 

poronga.jpg

O Projeto Poronga é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho e agora estende as ações para os municípios do Acre. (Foto: Arquivo Secom)

A primeira formatura do Projeto Poronga, fora da capital Rio Branco, acontecerá neste sábado, 31 de janeiro em Sena Madureira. Cerca de 200 jovens estarão recebendo certificados de conclusão do ensino fundamental. A cerimônia que terá inicio às 17 horas, no ginásio da AABB, contará com a presença dos professores, diretores, supervisores pedagógicos, representantes do núcleo de Educação  do município, coordenação do Projeto Poronga, além de várias autoridades locais.O índice de aprovação em Sena Madureira foi de cem por cento. Destes, 90,5% foram aprovados para o Ensino Médio e 9,5% tiveram aprovação para as séries finais do ensino fundamental.

 

Para a coordenadora do programa no Acre, Emilly Areal, a chegada do projeto no município de Sena Madureira era um antigo desejo da comunidade. "Estamos expandindo a oportunidade para os alunos de sonharem com um futuro melhor. Essa formatura é a demonstração de que o Governo tem compromisso com uma educação igual para todos", afirma Emilly.   

O Poronga é um programa de aceleração da aprendizagem de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, para alunos em distorção idade/série, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Expandido em 2008 para os municípios de Sena Madureira, Xapuri, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Bujari, Brasiléia, Epitaciolândia, Senador Guiomard e Vila Campinas, além da capital, o Projeto Poronga fundamenta-se em uma proposta de inclusão social, de fortalecimento da auto-estima, representando uma tentativa de oportunizar aos alunos em distorção idade/série um ensino de qualidade.