Projeto Olhar Brasil chega à Plácido de Castro

Ainda em dezembro, programa levará consultas oftalmológicas gratuitas aos estudantes de Sena Madureira

olhar_brasil.jpg

Programa executado pelo Governo do Estado leva consultas oftalmológicas aos estudantes (Foto: Assessoria SEE)

O Projeto Olhar Brasil (POB) esteve na Escola Franklin Roosevelt no município de Plácido de Castro, no último fim de semana, para atender os alunos do Ensino Fundamental e do Programa Brasil Alfabetizado.

A proposta do projeto do Governo Federa, executado no Acre pelo Governo do Estado, é diminuir as parcelas de evasão e repetência escolar, além de proporcionar qualidade de vida à população, evitando desajustes ou limitações individuais nos estudos e no trabalho.

De acordo com a Responsável pela Área Técnica Médica e de Enfermagem da Coordenação de Saúde Escolar, Ariane Farias, durante dois dias foram realizados 153 atendimentos. Fazem parte da equipe os oftalmologistas: Reinaldo Moreno e Natália Moreno.

"Após serem diagnosticadas as dificuldades visuais, os alunos do ensino fundamental tiveram suas receitas oftalmológicas prescritas e a equipe providenciou a confecção dos óculos. A previsão de entrega desses óculos é para fevereiro de 2010, antes de iniciar o ano letivo nas escolas", informa.

Além de Plácido de Castro, sete municípios acreanos já foram contemplados com o POB: Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Porto Acre, Xapuri, Senador Guiomard e Rio Branco.

Nos dias 19 e 20 de dezembro, deste ano, o POB estará atendendo os alunos do município de Sena Madureira,

O Projeto Olhar Brasil foi lançado pelos Ministérios da Saúde e Educação através da Portaria Interministerial nº 15 de 24 de Abril de 2007. Foi lançado em virtude dos conhecidos percentuais de problemas oftalmológicos que afetam a população brasileira e a desigual distribuição de recursos humanos e financeiros para a sua abordagem.