Na tarde desta sexta-feira, 14, foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação a cerimônia de certificação de alunos do ensino médio, referente ao curso de formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores como atividade extracurricular, denominado Projeto Jovem Aprendiz do Trânsito.
O curso é promovido pelo governo do estado, por meio do Detran, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), e coloca em prática os termos da Resolução nº 265 do Contran, que trata da formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores de veículos automotores elétricos como atividade extracurricular no ensino médio.
Ao todo, são duas turmas, que somam 57 alunos. O jovem que concluir não precisa passar pelas aulas teóricas quando for tirar a primeira habilitação. A aluna Brenda Menezes falou em nome de todos os concludentes e agradeceu a oportunidade. “Foi de muito de aprendizado e experiências”, disse.
Para Evaldo Viana, diretor de gestão da Secretaria de Educação, os jovens estão tendo cada vez mais cedo de estudar o trânsito. “Essa parceria vem melhorando a comunidade. Que vocês sejam multiplicadores dentro de suas famílias, seus bairros e seus amigos”, destacou.
A diretora do Detran, Sawana Carvalho, enfocou também o papel dos alunos para o trânsito: “Vocês estão valorizando essa oportunidade e mudando a história do trânsito. Por meio da educação mudamos os hábitos. Vocês estão sendo preparados para ser melhores no trânsito”.
A diretora lembrou ainda que, nesses quatro anos de gestão, o órgão conseguiu reduzir o número de vítimas de acidentes em 20% e destacou a importância do trabalho realizado em educação e engenharia. Por fim, a gestora destacou os esforços do governador Tião Viana para um trânsito melhor.