Projeto inclui comunidade em aulas de jiu-jitsu em Centro Socioeducativo

Membros da comunidade e servidores do centro participam das aulas (Foto: Assessoria ISE)
Membros da comunidade e servidores do centro participam das aulas (Foto: Assessoria ISE)

Com o intuito de promover a interação social, por meio do esporte, todas as terças e sextas-feiras, das 19 às 22 horas, o Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães se torna sede do projeto “Aulão de Jiu-Jitsu”. O público alvo é a comunidade do entorno e os funcionários da unidade.

O instrutor e idealizador do projeto, Norberto Nascimento Júnior, é bicampeão estadual da divisão dos pesados no esporte. Ele, que é socioeducador, faz parte do quadro de efetivo do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) e promove as aulas voluntariamente. “A ideia é proporcionar aos participantes um sentimento de disciplina e melhor qualidade de vida. O jiu-jitsu torna o indivíduo conhecedor de si mesmo”, afirma.

Segundo com o presidente do ISE, Henrique Corinto, a ação apenas dá continuidade ao trabalho realizado pelo Centro de Apoio à Semiliberdade, ao Egresso e Família (Casef). “A Mocinha Magalhães é a segunda unidade que é aberta para a interação com a comunidade. Com isso, esperamos abolir a ideia de cadeia. Todos são convidados a fazer parte da socioeducação”, declara.

As aulas reúnem cerca de 20 pessoas, mas esse número pode ser ampliado de acordo com a procura. Entre os participantes está o diretor da unidade, Walderlan Lima. Para ele, praticar exercícios no local de trabalho aumenta a produtividade. “Eu consegui excluir o sedentarismo da minha vida diária e me tornei uma pessoa mais disposta. Além disso, o jiu-jitsu não é só uma arte marcial, é um estilo de vida”, afirma.