Projeto Funtac de Portas Abertas integra Semana de Ciência e Tecnologia

Compartilhar com a comunidade o trabalho realizado na Funtac é o objetivo do projeto (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Compartilhar com a comunidade o trabalho realizado na Funtac é o objetivo do projeto (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A terceira edição do projeto “Funtac de Portas Abertas” foi realizada nesta semana. A proposta é levar a comunidade, principalmente os estudantes, para dentro da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), com o intuito de conhecer o trabalho realizado. A terceira edição do projeto faz parte da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

“A Funtac tem a missão de utilizar o recurso florestal existente no estado e, dessa forma, a gente tenta fazer com que os estudantes possam vir conhecer o nosso trabalho”, afirma a coordenadora da Divisão de Tecnologia da Madeira, Suelem Pontes.

Ao todo, 141 alunos da Escola da Floresta, da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Uninorte e da Fameta conheceram diversos setores da instituição.

Foram realizadas palestras, minicursos, minioficina, aula sobre botânica, doação de mudas e visitas técnicas aos laboratórios de solo, concreto, biodiesel, madeira, sementes e micropropagação.

O minicurso Caracterização Física da Madeira direcionado para os alunos do curso de engenharia florestal da Ufac foi bem elogiado. “O curso está atendendo as minhas expectativas. A metodologia e a didática estão muito boas, a interação palestrante e ouviste está excelente”, avalia Rodrigo Ribeiro, aluno do curso de engenharia floresta da Ufac.

O pesquisador e servidor da Funtac Roberto Matias reforça a relevância do projeto para o aprendizado dos alunos. “É essencial, porque se vê muita teoria dentro de sala e se não houver a prática você fica perdido, vai ter uma porção de dados sem saber como aplicar. Então o aluno vê a teoria em sala e vem aplicá-la no laboratório”, explica.

Cooper Estilo

Além dos alunos, dez profissionais que trabalham com salão de beleza e membros da Cooperativa de Beleza Cooper Estilo participaram de um minicurso sobre fitocosméticos. Uma linha capilar de açaí e outra de murmuru foram desenvolvidas especificamente para o curso.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter