Projeto fortalece leitura e escrita de crianças e melhora Ideb

Escola Samuel Barreira, uma das mais bem avaliadas pelo índice, valoriza projeto de incentivo à leitura

crianas_se_caracterizam_de_personagens_das_histrias_e_lendas_da_literatura.jpg
feira_samuel_barrera.jpg

Crianças se caracterizam de personagens das histórias e lendas da literatura (Fotos: Assessoria SEE)

Não é por acaso que uma escola chega a excelência do ensino. Vários fatores estão envolvidos neste processo, tais como participação dos pais, ações pedagógicas, autoavaliação e planejamento. Seguindo estes passos, a Samuel Barreira conquistou um dos maiores Idebs do Acre (6.1). E para comemorar, realizou nesta sexta-feira, 23, a apresentação de uma das ações aplicadas na unidade desde o ano de 2008: o projeto de leitura e escrita "Tour da Leitura", que tem como objetivo levar o aluno ao mundo da leitura e da escrita  promovendo  de forma prazerosa o hábito de ler.

Durante a exposição, a comunidade escolar pode conhecer personagens da literatura infantil e lendas através de textos reescritos, desenhos, apresentação teatral e caracterização dos alunos com artefatos e figurinos encontrados na literatura vista em sala de aula. "As artes é o que a nossa escola tem de melhor. Aqui, a cada dois meses acontecem encontros como esse", revela o pequeno Yaman Alves, aluno da 4º ano.

Atendendo cerca de 470 alunos do 1º ao 5º ano, a escola tem, ao longo dos anos, mantido uma excelente média no Ideb. Em 2007, sua nota foi de 5.2. De acordo com a coordenadora de ensino, Ruth Souza, o aumento em um ponto de uma edição para outra, se deve a projetos como o Tour de Leitura, que contribuiu para o desenvolvimento da escrita e leitura das crianças. "O trabalho com leitura já começa desde que o aluno entra aqui, com 06 anos. Mesmo que ele não saiba ler, os professores têm o compromisso de contar as histórias. Esta é nossa primeira tarefa do dia em sala de aula", pontua a coordenadora de ensino, Ruth Souza.

Para estimular o hábito de ler e escrever das crianças, a equipe da Samuel Barreira, colocou na construção do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE),  projetos que ampliam de forma eficaz, o aprendizado do aluno. Confecção de livros, re-escritura de textos, pesquisa de lendas, conhecimento de música e poemas são algumas tarefas presentes nos projetos da Samuel Barreira. "Nós acreditamos que a partir dessas ações, a criança vai ter uma visão mais crítica. A leitura é a mola propulsora para seu desenvolvimento social e intelectual", comenta Orência Oliveira, coordenadora pedagógica.

Integração com os futuros alunos

No evento, uma situação chamava a atenção do público: a presença de crianças do ensino infantil da escola Dom Giocondo. A idéia, bastante elogiada pelos pais e a comunidade é aproximá-las de sua futura escola, já que com o sistema de matrícula automática, e parceria entre município e Estado, o aluno é transferido para a unidade mais próxima de sua residência e que ofereça a modalidade seguinte. "Essa interação é importante, pois já é uma forma de ambientá-los ao nosso cotidiano escolar.", comenta Ruth Souza.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter