“A Expoacre mostra como é pulsante a economia do Acre”, diz Binho Marques

Governador inspecionou preparativos finais para a maior vitrine de negócios e oportunidades do Acre

governador_visita_expoacre_foto_gleilson_miranda_03.jpg
governador_visita_expoacre_foto_gleilson_miranda_05.jpg
governador_visita_expoacre_foto_gleilson_miranda_06.jpg

Governador visitou os empreendimentos que serão apresentados na maior feira de negócios do Acre (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques inspecionou nesta sexta-feira, 23, os projetos que são novidades na Expoacre 2010, como o Espaço da Indústria, que contempla o setor de divulgação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que está sendo implantada em Senador Guiomard; os Sistemas de Produção Sustentável (SPS) e a Cidade Digital. Binho avaliou os últimos preparativos para a abertura oficial da exposição, que começa na manhã deste sábado com a tradicional cavalgada e desfile das comitivas.

"A Expoacre mostra como é pulsante a economia do Acre", disse o governador ao conhecer o protótipo da fita de desdobro florestal, uma serraria compacta que pode ser montada em espaços pequenos. Fabricada pela Vantec Máquinas, o equipamento custa R$ 150 mil e tem capacidade de serrar 30 metros cúbicos de madeira ao dia.

A Expoacre é uma vitrine de oportunidade de negócios para todos, e também uma oportunidade de trabalho, lazer, informação e inclusão social e digital. Nesse contexto, a Cidade Digital é um dos projetos mais inovadores, que busca traduzir o funcionamento do programa Floresta Digital numa cidade. Em um espaço onde há ambientes urbanos (delegacia, escolas, etc) o visitante poderá conhecer melhor o funcionamento e o alcance do Floresta Digital, que fornece acesso livre e gratuito à internet em toda a cidade de Rio Branco e em breve chegará ao todo o Estado. Na escolinha serão apresentados os netbooks que o Governo do Estado irá distribuir aos alunos do terceiro ano do ensino médio. São 9.000 netbooks que ampliam a política de inclusão digital no Acre.

Os SPS simula uma propriedade onde estão reunidas as experiências de produção sustentável.  O foco são as potencialidades produtivas do Acre. A ovinocultura, por exemplo, cresceu 30% no governo de Binho Marques e está se constituindo numa importante atividade pecuária, chegando a 60 mil cabeças em 2010. A criação de gado bovino vem crescendo média de 12% ao ano ocupando a mesma área de pastagem. Para alcançar esse feito, o Governo do Acre formalizou parcerias e investiu de modo ostensivo em tecnologias que evitam o desmate, mas elevam a produção de alimentos.

Uma das marcas da Expoacre 2010 é a indústria, cujo crescimento tem elevado o Acre a uma condição diferenciada entre os Estados amazônicos. Confirmando essa tendência, o Estado agora possui a ZPE, cujo espaço de informação do polo logístico se localiza no Espaço da Indústria e foi visitado pelo governador. A ZPE é um distrito industrial incentivado, onde as empresas nele localizadas desfrutam de um tratamento fiscal e cambial diferenciado, com a condição de destinarem a maior parte de sua produção para o exterior. O advento da ZPE ocorre em uma Zona Especial  de Desenvolvimento (ZED),  conceito criado pelo governador Binho Marques para definir  áreas de maior dinâmica econômica, localizadas na área de influência direta das rodovias federais BR-317 e BR-364. A ZPE do Acre está localizada em Senador Guiomard e está em fase bastante avançada de consolidação.

governador_visita_expoacre_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Ainda no Espaço da Indústria, o governador esteve no ambiente do Polo Moveleiro, projeto que é resultado da iniciativa do Governo do Estado e parceiros que oferece infraestrutura adequada para os empreendimentos ligados à movelaria. Um dos stands é construído com piso de parquet, uma placa de madeira maciça produzida pela Tropical Parquet, empresa incubada no Polo Moveleiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter