Projeto do Colégio João Calvino é aprovado para exposição na Mostratec

Alunas Larissa Batista Leite e Amanda Batista Leite (Foto: Astorige Carneiro/SEE)
Alunas Larissa Batista Leite e Amanda Batista Leite (Foto: Astorige Carneiro/SEE)

Pensando na demanda de energia cada vez mais crescente, as alunas Amanda Batista Leite, 16, e Larissa Batista Leite, 15, colaboraram com outros alunos do Colégio João Calvino para a elaboração de um projeto de energia solar, selecionado este mês para exposição na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) deste ano.

Em sua sétima edição, o evento vai receber a exposição dos alunos acreanos entre os dias 26 e 30 de outubro, na cidade de Nova Hamburgo (RS).

O evento possui como objetivo apresentar projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico. Além do Mostratec, o projeto também foi inscrito para a seleção da primeira edição da Mostra Viver Ciência, que também será realizada em outubro, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), nos dias 21 e 22 de outubro.

“A sociedade está crescendo, e com ela também cresce a poluição do planeta. Pensamos em uma forma de diminuir essa poluição por meio da produção limpa de energia que pode ser levada para várias localidades”, explicou Amanda.

Larissa diz que a simplicidade também é um dos focos do projeto, que envolve a captação de energia solar através de placas especialmente desenvolvidas para essa finalidade. “Esperamos que a sociedade perceba nosso projeto como uma forma de conseguir energia limpa de baixo custo, que também poderá ser utilizada na zona rural”, afirmou.