Projeto Cuidando de quem cuida cria ambulatório para servidores da Unacon

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) implantou neste mês de abril um ambulatório para o atendimento dos servidores da unidade, por meio do projeto Cuidando de quem cuida, desenvolvido pelo Setor de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

A iniciativa tem como proposta um trabalho de intervenção por meio da implantação da Brigada de Enfrentamento e Combate à Contaminação dos Trabalhadores em Saúde.

A implantação visa garantir a assistência à saúde dos profissionais da unidade. Foto: cedida

O médico especialista em Acupuntura e Dor, Athos Muniz, que é o responsável pelo setor implantado, explica que o objetivo do ambulatório Cuidando de Quem Cuida é fazer o atendimento clínico dos funcionários da Unacon.

“Está sendo ofertada avaliação médica completa e encaminhamento para exames laboratoriais e radiológicos, tudo para proporcionar mais qualidade na assistência desses profissionais”, explica o médico.

A técnica em Radioterapia, Lenilda Melo, conta sobre o ambulatório disponibilizado aos servidores: “Gostei muito da iniciativa, pois neste momento precisamos muito, em decorrência da pandemia, e acabamos sem tempo de ter o cuidado conosco, então só tenho a agradecer a gerência pela implantação do serviço, que vai beneficiar muitos servidores”.

Cuidando de quem cuida

O projeto tem o objetivo de capacitar, treinar, orientar, sugerir, elaborar planos de ação e executar as ações que visem amenizar os impactos clínicos e psicológicos dos trabalhadores em saúde causados pelo coronavírus.

Entre os trabalhos desenvolvidos estão a orientação aos servidores quanto aos novos fluxos de circulação de pessoas no ambiente de trabalho, a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), os protocolos de higienização, como o uso do álcool em gel disponibilizado aos servidores, a busca ativa de servidores que ainda não foram imunizados e o treinamento e orientação aos gerentes das unidades de saúde para evitar o risco de contaminação dos servidores, entre outras ações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter