conforto

Into-AC: pacientes recebem mensagens de conforto dos familiares por meios virtuais

Para propiciar o contato entre familiares e pacientes, o Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC), que é o hospital de referência para tratar a Covid-19 em Rio Branco, tem adotado diversos meios para garantir os processos de comunicação.

“Além de ligações por áudio e vídeo realizadas para pacientes acordados, reproduzimos áudios para pacientes intubados, que estão sedados, considerando que, além de ser um fator positivo para o processo de recuperação do paciente, reduz a angústia dos familiares”, expõe a psicóloga do Into-AC, Natassia Lopes.

Paciente Matsunaga Seriguchi durante videochamada com a família. Foto: Ascom/Into-AC

O paciente Matsunaga Seriguchi, de 42 anos, relata: “Por mais que estejamos sendo muito bem acompanhados, a família dá um calor a mais, então muito obrigado”, diz emocionado.

A psicóloga relata que, a partir de estudos realizados sobre a importância do estímulo cognitivo para pacientes internados em contexto de pandemia, o trabalho de estítmulo à comunicação é um processo considerado muito válido.

Mensagem dos familiares para paciente intubado. Foto: Ascom/Into-AC

“Para os pacientes intubados ou sedados, os áudios trazem orações, palavras de força, notícias sobre o time de futebol e planos para comemorar a alta”, explica Natassia.