Para o Professor

Projeto “Corpo, Mente e Voz” é lançado na Escola Salgado Filho

Cuidar da saúde do professor e dos profissionais que atuam nas escolas. A partir dessa premissa, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, lançou no último sábado, 28, o piloto do Projeto “Corpo, Mente e Voz”.

Dentro do projeto foram realizados os mais diversos tipos de atendimentos por meio de uma equipe multiprofissional formada por fonoaudiólogos, psicólogos e até professores de educação física. Uma equipe do Programa Olhar Digital, que atende aos alunos da rede, também realizou atendimentos.

Projeto Piloto foi lançado na Escola Salgado Filho Foto: Mardilson Gomes

O secretário adjunto da SEE, professor Márcio Mourão, fez questão de participar das atividades e destacou que o Projeto nasceu no plano de ação do governador Gladson Cameli e que, a partir de agora, está se materializando. “Trata-se de um projeto inovador, pois esse tipo de atendimento aos professores nunca tinha sido realizado antes”, explicou.

“É um projeto piloto, mas que vai se estender a outras escolas, pois os professores são aqueles que levam a qualidade de ensino para os nossos alunos e que estão no chão da escola. Então, eles tem todo o nosso apoio e é isso que estamos fazendo agora, auxiliando todos esses profissionais”, completou.

Para a chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional, professora Lídia Cavalcante, o projeto trabalha a dimensão humana. “O principal objetivo dele (do projeto) é trabalhar a saúde do professor que está em sala de aula, por isso essa equipe multiprofissional aqui hoje”, disse.

Uma equipe multiprofissional realizou o atendimento aos professores. Foto: Mardilson Gomes

Professora da Escola Salgado Filho há 9 anos, Riane Furtado elogiou a iniciativa  do governo do Acre. “Esse olhar voltado para o professor é muito importante porque muitas vezes somos vistos como peça chave da sociedade, mas no dia a dia passamos despercebidos, nos tornamos invisíveis. Então, esse cuidado é fundamental porque na maioria das vezes não temos tempo de ir ao médico, de nos cuidar, é uma valorização à nossa profissão”, fez questão de dizer.

A coordenadora pedagógica da Salgado Filho, Mônica Machado, também elogiou a iniciativa do projeto. “É de grande valia para que a gente possa cuidar um pouco mais dos nossos professores, justamente eles que cuidam tão bem dos nossos alunos e que levam as nossas escolas a um alto índice dos indicadores de ensino”, frisou.