Miniestação de água chama atenção de visitantes da Exposena

Olhando de longe parece um brinquedo, mas a estrutura montada pelo Depasa para mostrar o trabalho da concessionária dos serviços de água e saneamento do Acre na Exposena permite visualizar com detalhes como ocorre todo o processo de tratamento, do momento em que a água chega à captação para receber o tratamento químico, passando pela decantação, sistema de filtragem e distribuição. A maquete chamou a atenção dos visitantes do estande do Depasa.

Socorro Santos, moradora do bairro Vitória, fez questão de levar os filhos para ver como é feito o tratamento da água que a família recebe em casa. “Vim com meu esposo e filhos. Gostei muito de ver a água limpa, saber como tudo é feito. Nunca tinha visto”.

Estrutura permite visualizar com detalhes como ocorre todo o processo de tratamento de água Foto: Cleide Elizabeth

A montagem da estrutura contou com a colaboração do engenheiro Tennyson Carlos Silva e do servidor do município de Sena Madureira, Ney Batalha de Oliveira. Para a construção da maquete foram utilizados vidros, tubos de PVC, pedras, areia, motor, caixas d’água. Foram dias de bastante trabalho, mas para o gerente do Depasa em Sena Madureira, João Rodrigues, valeu todo o esforço.

“Foram duas semanas de grande esforço para viabilizar todo o material necessário, mas com a união de todos e colaboração de alguns grandes amigos, deu tudo certo. Estamos aqui e o resultado está superando toda a expectativa”.

Investimentos

Para o diretor presidente do Depasa, Zenil Chaves, foi importante o investimento para a participação do Depasa no Exposena, “É um grande evento, um dos maiores de Sena Madureira, por aqui passam diariamente milhares de pessoas, empresários, trabalhadores. É uma boa oportunidade de falar à população sobre o trabalho do Depasa. Aqui estamos também com uma equipe falando sobre a importância de combater o desperdício da água, o que é fundamental para nós”, disse Zenil Chaves, lembrando as ações já desenvolvidas e os investimentos que ainda serão feitos durante a gestão Gladson Cameli no município de Sena Madureira

A primeira medida foi implantar novas ligações e ampliar a capacidade de distribuição. Alguns bairros onde o Depasa não havia chegado, hoje já recebem água diariamente.

E os investimentos não param por aí. A construção de duas novas estações de tratamento vai ampliar ainda mais a capacidade de produção do sistema de água do município. As novas estações vão permitir aumentar a produção, hoje de 90 litros/segundo para 150 litros/segundo. Além disso, a substituição das bombas de captação e distribuição, vai permitir aumentar a  potência do sistema de 120 para 150 litros/segundo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter