Projeto “Blitz do Consumidor” inicia ações na capital

A equipe de Fiscalização do Procon/Ac iniciou na última terça-feira, 6, o projeto “Blitz do Consumidor”, que realiza o acompanhamento de denúncias dos consumidores, visitando os estabelecimentos mais reclamados. As ações viabilizam a imediata adequação do estabelecimento, no caso de confirmação de alguma irregularidade.

Projeto "Blitz do Consumidor" visita principais estabelecimentos da capital no mês de maio ( Foto:  Assessoria Procon)
Projeto “Blitz do Consumidor” visita principais estabelecimentos da capital no mês de maio (Foto: Assessoria Procon)

O estabelecimento escolhido para iniciar a operação foi o cinema Cine Araújo, localizado no Via Verde Shopping, em razão das muitas denúncias recebidas sobre a possível prática de venda casada.

Na fiscalização, foi lavrado auto solicitando que o estabelecimento deixe claro aos consumidores com quais alimentos eles não poderão ingressar nas salas de cinema. No entanto, foi advertido que não poderá impedir que os consumidores entrem nas salas com alimentos e bebidas similares aos que são vendidos no estabelecimento, como refrigerantes, alimentos secos e doces em geral, comprados em outros locais.

A informação deve ser clara, objetiva e ostensiva, para que os consumidores não tenham dúvidas quanto às restrições. Além disso, o estabelecimento deverá deixar expressamente informado, também, sobre a política para ingresso nas salas com menores de idade, acompanhado dos pais e portando o termo de responsabilidade.

“Resolvemos iniciar o projeto pelo cinema de Rio Branco em virtude das dezenas de denúncias recebidas pelo mesmo problema. É importante que o consumidor saiba que a empresa pode restringir a entrada de certos alimentos, desde que ela não comercialize no seu estabelecimento também”, orienta Francisca Brito, chefe da Divisão de Fiscalização do Procon.

Como a “Blitz do Consumidor” é um projeto direcionado pelas denúncias dos próprios consumidores, as reclamações devem ser formalizadas no órgão, para que as ações continuem acontecendo. Desse modo, os consumidores podem procurar o Procon na OCA ou pelos telefones 3223-7797 ou 151.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter