mente sã, corpo são

Projeto Automassagem chega à idosos de Mâncio Lima

Mâncio Lima recebe nesta semana o projeto Automassagem e Shantala, uma iniciativa do governo do estado, que visa levar mais qualidade de vida às pessoas. O projeto de ensinar à população a medicina milenar da Índia e da China está acontecendo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e nesta edição, é destinado aos idosos.

Segundo Bento Marques, massoterapeuta da Sesacre, seres humanos naturalmente envelhecem e em quase toda sua totalidade vão perdendo a vitalidade, a saúde, o ânimo e às vezes são acometidos por depressões. A automassagem é a sequencia de massagens, toques e respirações que beneficiam os órgãos internos e transparecem rejuvenescendo o físico, o corpo/mente.

“É um projeto “mente sã em corpo são”, a pessoa mesmo se cuida no dia a dia. Começamos com oito idosos e agora temos quase cinquenta, porque como eles se sentem melhores começam a propagar os benefícios alcançados”, disse Bento Marques.

Nessa etapa estão acontecendo os ensinamentos da culinária sem uso animal instruindo o uso de elementos da natureza e de seus quintais. Bento está orientando os idosos a cozinhar a carne da casca da banana, a moqueca da carne de jaca, óleo de coco e elementos que existem nos seus quintais propiciando uma alimentação saudável e de baixo custo.

O Projeto Automassagem e Shantala é promovido pelo Governo do Acre e realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com apoio do gabinete da primeira dama do Estado Marlucia Cândida e da vice-prefeita e Secretária de Assistência Social do município Ângela Valente.