Programas estaduais levam formação profissional a professores no Acre

Mais de 90% dos professores do Acre possuem formação em nível superior (Foto: Arquivo Secom)
Mais de 90% dos professores do Acre possuem formação em nível superior (Foto: Arquivo Secom)

A educação do Acre, há 16 anos, era considerada, pelos indicadores das avaliações do Ministério da Educação, uma das mais frágeis do país – apresentava limitações na estrutura física das escolas, na gestão e nas condições de funcionamento de todo o sistema.

Diante desse contexto, o governo do Acre adotou uma política de Estado que prioriza a educação. Foi firmada parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), para o desenvolvimento de um programa amplo de formação dos docentes.

Esse esforço fez com que o Acre passasse de menos de um terço de todos os professores com nível superior para atingir a marca de 94% dos professores da rede estadual de ensino. É o caso da professora Creusa Rabelo, que começou a lecionar apenas com a formação em magistério e foi uma das contempladas com o programa de formação. “Aproveitei a oportunidade e me formei em Matemática”, explicou.

Educação a distância

"Eu aproveitei a oportunidade e me formei em matemática", Creusa Rabelo (Foto: Celis Fabrícia/SEE)
“Eu aproveitei a oportunidade e me formei em Matemática”, Creusa Rabelo (Foto: Celis Fabrícia/SEE)

As especificidades geográficas do Acre também exigiam outra formação que fosse além do formato presencial e respondesse às necessidades do sistema. Em atenção a essa realidade, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país.

“As parcerias são importantes para a concretização do nosso plano estadual de formação docente. Alcançamos o percentual de 94% dos professores com nível superior no Acre”, destacou Cleide Prudêncio, diretora de inovação da SEE.

Hoje há oito polos do sistema UAB no Acre, localizados em Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, que realizam a interiorização do ensino superior no Estado. Em quatro anos foram ofertadas mais de 1.500 vagas em cursos de nível superior de Pedagogia, Administração, Artes Visuais, Teatro e Música, além de diversos cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento.

A universidade vai até o professor

Em 2015, a adesão do Estado e da Universidade Federal do Acre ao Plano Nacional de Formação Docente (Parfor) possibilitou vagas, exclusivamente, a profissionais que já atuavam no magistério público estadual e municipal.

Cinco instituições públicas de nível superior, em parceira com o governo, ofertam cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD): a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Instituto Fiocruz.

Uma das pedagogas formadas por meio da parceria é Ione Soares de Carvalho, 39. Ela concluiu em 2010 a graduação pela UnB. Com formação no magistério e bacharelado em Ciências Sociais pela Ufac, em 2006, já tinha experiência em sala de aula e buscava a licenciatura plena. “Mesmo com a rede, que atua como orientador, o aluno tem de ter o comprometimento com o curso maior e realizar todas as leituras obrigatórias e complementares”, ressaltou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter