Cades presta contas do Brechó de Natal ao Acre Solidário

Primeira-dama com a equipe que compõe as entidades da Cades (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Primeira-dama com a equipe que compõe as entidades da Cades (Foto: Edna Medeiros/Secom)

São mais de 30 entidades vinculadas à Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) e centenas de famílias beneficiadas com recursos arrecadados pelo Brechó de Natal, realizado anualmente pela primeira-dama do Estado e coordenadora do Movimento Acre Solidário, Marlúcia Cândida. Para coroar o trabalho desenvolvido pelas entidades, a Cades prestou contas dos valores repassados à instituição pelo Acre Solidário nesta terça-feira, 23, na Sede das Entidades das Pessoas com Deficiências.

De acordo com Marlúcia, é um motivo de satisfação saber que o recurso arrecadado foi investido no lugar certo e que com ele as entidades tiveram muitas conquistas, como a aquisição de equipamentos que atenderam suas necessidades. “Nós vemos aqui quantas coisas boas se consegue realizar a partir de uma ação como o brechó. Só temos a agradecer ă Cades pelo trabalho desenvolvido ajudando o outro e cuidando do próximo”, destaca.

Jonas, um dos beneficiados pela Cades, cumprimenta Marlúcia (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Jonas, um dos beneficiados pela Cades, cumprimenta Marlúcia (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A prestação de contas é referente aos brechós de 2013 e 2014, que arrecadaram R$ 63.597,68 e R$ 48.500,13, respectivamente. Segundo a coordenadora da Cades, Vanessa Fernandes, a atitude também é uma oportunidade de agradecer à população, que contribui com o brechó fazendo a doação de peças.

“A prestação de contas não é apenas ao Acre Solidário, é uma resposta à sociedade também, porque a população faz a sua contribuição com doações todos os anos, e, por isso, merece saber quantas pessoas são contempladas com esse recurso”, frisou.

A Cades possui nove entidades que atendem pessoas com deficiências múltiplas, mais 12 que realizam trabalhos terapêuticos e 14 que recebem pacientes com diversas patologias. Todas oferecem assistência, prevenção e acompanhamento na área da saúde, além de promover ações de reintegração social e familiar.

Jonas Gomes, um dos atendidos pelo Centro de Recuperação Caminhos de Luz, define bem a importância desse trabalho: “Com as casas terapêuticas a Cades cumpre uma missão de ajudar e devolver a vida para muitas pessoas, como foi comigo. Há um tempo nem minha família acreditava mais em mim”, expressou.

A primeira-dama já anunciou que o brechó este ano será realizado em outubro, com data a ser definida: “Convidamos a população a começar a separar suas peças para doação e nós esperamos ter mais sucesso ainda que nos outros anos.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter