Pesquisa realizada pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI) revelou que os programas de educação e fiscalização de trânsito obtiveram 60% de aprovação positiva por parte da população. O índice foi apresentado durante a reunião de avaliação dos últimos 480 dias de gestão do governador Tião Viana e teve como meta perceber o nível de satisfação dos cidadãos em todas as áreas governamentais de atuação. Foram entrevistadas 11.185 pessoas, nos 22 municípios acreanos, entre 5 e 30 de maio deste ano.
A educação de trânsito tem sido uma das principais marcas na atual gestão para reduzir o número de acidentes no Estado. Não é a toa que, somente nos últimos meses, houve uma expressiva diminuição no índice de mortes no trânsito, mesmo com a ausência da fiscalização eletrônica nas vias públicas. Isso se deve ao trabalho efetuado pelo governo do Estado, por meio do Detran, na elaboração e desempenho de campanhas para conscientizar condutores, ciclistas e pedestres.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, acredita que o trabalho árduo e contínuo, sempre focado no respeito e segurança dos cidadãos, sejam elementos essenciais para o sucesso dos programas junto à sociedade acreana. “Educar para o trânsito é um desafio e hoje requer que saibamos sensibilizar as pessoas. As equipes de educação e fiscalização de trânsito do Detran têm conseguido administrar isso com excelência e agora estamos começando a colher esses frutos”, afirma.
Recentemente, o grupo de educação do Detran recebeu apoio dos pelotões de trânsito da Polícia Militar em uma de suas ações pontuais, que é a visita aos bares e restaurantes de Rio Branco. “Uma das nossas preocupações ainda é a associação de bebidas alcoólicas e direção. Por isso, de segunda a sábado, das 20 às 23 horas, nós visitamos os estabelecimentos para levar nossa mensagem aos condutores, que se beberem, não dirijam. Receber o apoio da Polícia Militar na atividade só veio a somar”, afirma a coordenadora, Geny Polanco.
Educação de trânsito nos municípios
Além de Rio Branco, a educação de trânsito do Detran já esteve presente em Tarauacá, Manuel Urbano, Xapuri, Brasileia, vilas do V, Caquetá e Incra, além do município de Porto Acre. Em agosto, a pretensão é levar as atividades até Acrelândia e Plácido de Castro. O trabalho desenvolvido é itinerante e bastante diversificado, que vai desde a orientação de como utilizar faixas de travessia nas ruas até palestras e apresentações de teatro. O público é diversificado e abrange tanto crianças, adolescentes e adultos. Cruzeiro do Sul conta com um grupo próprio de educação de trânsito, que atua não somente na cidade, mas também nas áreas adjacentes.
“Todos aqueles que quiserem solicitar os serviços da educação de trânsito, quer nos ambientes de trabalho, escolas, igrejas, associações de moradores, podem entrar em contato com a diretoria geral ou até mesmo diretamente junto ao setor e atenderemos prontamente. O Detran está de portas abertas à comunidade e o que mais queremos é nos aproximar dela”, frisa a diretora-geral.
Operação Álcool Zero
No campo da fiscalização, desde março de 2011, a Operação Álcool Zero tem sido realizada, em parceria entre Detran, Polícia Militar e RBTrans. Ela ganha destaque, principalmente pelo seu cunho educativo, recebendo reconhecimento inclusive nos países vizinhos, como o Peru. Além das blitze, são feitas palestras sobre os efeitos da mistura entre álcool e direção veicular. Recentemente, toda a parte logística foi estendida também a Cruzeiro do Sul, onde as operações passaram a ser desempenhadas.
“Cada dia, nós tentamos nos aperfeiçoar em prol dos cidadãos. Nas últimas semanas, por exemplo, lançamos dois cursos de fiscalização de trânsito urbano para atualizar os conhecimentos dos nossos agentes. Mas é preciso que a população também tenha consciência e entenda a importância do nosso trabalho”, explica o diretor de operações do Detran, major Teles.