Programação Funtac Portas Abertas recebe estudantes na instituição

Estudantes conheceram parte dos produtos desenvolvidos nos laboratórios (Foto: Celis Fabrícia)

A quinta-feira, 21, foi de mais conhecimento para estudantes da rede pública do estado. Eles puderam conhecer de perto os projetos desenvolvidos pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), que realizou uma programação especial nesta semana em razão de seus 30 anos, a serem comemorados neste domingo, 24.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), que realizou paralelamente a terceira edição do Viver Ciência, na Universidade Federal do Acre (Ufac), a Funtac disponibilizou um ônibus para levar os estudantes participantes da mostra científica interessados em visitar os laboratórios da instituição.

Além de visita aos laboratórios, eles também tiveram a oportunidade de conferir uma exposição montada no Centro de Convivência, que contou parte da história da fundação, que há três décadas vem dando sua contribuição na área da pesquisa, da ciência e da tecnologia.

Funtac desenvolve produtos e faz a transferência de tecnologia ao setor comercial (Foto: Angela Peres/Secom)

Para a coordenadora do Departamento Institucional da Funtac (Dedi), Elisregina Eluan, o objetivo do intercâmbio intitulado Funtac Portas Abertas é aproximar a comunidade, de modo que passe a conhecer, de fato, a estrutura tecnológica e serviços que a instituição dispõe.

“É muito importante que os estudantes verifiquem in loco o que tem sido feito na área da tecnologia, o que foi desenvolvido, quais as apostas futuras e os desafios. Além da programação que tivemos essa semana, a Funtac sempre está de portas abertas para dar sua contribuição, seja só na área da pesquisa, seja na transferência de tecnologia para os setores produtivo e industrial”, declarou.

Conhecimento repassado e multiplicado

Estudantes participaram de oficina de produção de sabão (Foto: Cedida)

A Escola Estadual Tufic Assmar, da zona rural de Senador Guiomard, foi uma das contempladas pela visita à Funtac. Para a professora Odilene Passos, “foi uma oportunidade de ir além dos meios de comunicação que levam a informação sobre o que se desenvolve na área, e que ampliou conhecimento aos estudantes”.

O aluno do nono ano do ensino médio Wytalo Barros completou: “Nem sempre a gente tem uma chance como essa, de sair da escola e vir pra uma feira como essa da Ufac e de lá vir conhecer um lugar como esse que é a Funtac. Foi muito importante participar desse momento”.

Já dentro da programação do Viver Ciência, o Laboratório de Produtos Naturais (LPN) da Funtac também teve participação direta, com a realização da oficina de produção sabão a partir da utilização de resíduos de óleo de fritura, que teve o envolvimento dos estudantes durante o processo.

“Com a oficina, despertamos a consciência dos estudantes para a necessidade do reaproveitamento, ao mesmo tempo em que mostramos alternativas do que se pode fazer para evitar a contaminação do meio ambiente e o desperdício”, declarou a coordenadora-técnica do laboratório, Géssica Sampaio.

A programação de comemoração aos 30 anos da Funtac se encerra na segunda-feira, 25, com atividades voltadas aos servidores da instituição.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter