Programa Saúde na Escola atende moradores da zona rural

Vários procedimentos como: restauração, profilaxias dentária, aplicação de flúor além de pequenas cirurgias, tratamento de gengivas e canal são oferecidos (Foto: Marcelo Torres)

São oferecidos vários procedimentos, como restauração, profilaxia dentária, aplicação de flúor, pequenas cirurgias, tratamento de gengivas e canal (Foto: Marcelo Torres)

A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou atendimento odontológico aos alunos da zona rural que fica localizada nas mediações da Estrada Transacreana. A ação é realizada por meio da parceria entre as secretarias estaduais de Saúde e Educação e visa oferecer procedimentos de saúde à comunidade escolar do ensino público.

A equipe começou os trabalhos bem cedo. Por volta das 4 horas da manhã de sábado, o ônibus escolar se dirigiu ao km 100 da Transacreana para buscar os 30 alunos de três escolas da região que já haviam sido selecionados e encaminhados para tratamento odontológico na zona urbana de Rio Branco.

Para a agricultora, Evanir dos Santos, esse é um gesto de gratidão por parte dos profissionais que realizam esse trabalho (Foto: Marcelo Torres)

Para a agricultora Evanir dos Santos, esse é um gesto de gratidão por parte dos profissionais que realizam esse trabalho (Foto: Marcelo Torres)

A triagem foi realizada pelos professores e coordenadores pedagógicos, que observaram se os estudantes se queixavam com dor no dente, se estão se alimentando mal ou com mau hálito. Após serem identificados, a coordenação os encaminhou para a equipe do PSE para realizar as consultas e procedimentos necessários.

“Devido à dificuldade da comunidade da zona rural em ter acesso aos procedimentos odontológicos, o governo do Estado, por meio do PSE, oferta a esses alunos serviços especializados que vão desde uma simples limpeza até pequenas cirurgias. Assim, podemos garantir mais qualidade de vida e, com certeza, melhor desempenho na escola”, afirma o coordenador do Programa Saúde na Escola, Rutênio Sá.

A mãe da aluna Artemise Golçalves, agradece a todos que estão envolvidos com esse trabalho, desde o motorista até os médicos (Foto: Marcelo Torres)

A mãe da aluna Artemise Golçalves, agradece a todos que estão envolvidos com esse trabalho, desde o motorista até os médicos (Foto: Marcelo Torres)

Rutênio fala ainda que o estado possui 15 consultórios odontológicos, destes 13 estão localizados em escolas públicas de Rio Branco e 2 em Cruzeiro do Sul. Vários procedimentos como: restauração, profilaxias dentária, aplicação de flúor além de pequenas cirurgias, tratamento de gengivas e canal são oferecidos.

O PSE trabalha com quatro rotas: Transacreana, Porto Acre, BR 317 e Senador Guiomard que atendem cerca de 3.000 alunos que fazem parte da zona de abrangência da zona rural. “O PSE se apresenta para complementar os programas dos governos estadual e municipal que têm como meta manter o aluno na escola, ajudando a diminuir a evasão escolar”, ressalta Rutênio Sá.

A dedicação dos profissionais agrada a quem recebe os atendimentos

A agricultora, Evanir dos Santos, que acompanha seu filho de 11 anos para realizar a restauração dentária diz que todos da equipe são educados e atenciosos, além de ser um gesto de amor ao próximo, pois os atendimentos são feitos sem preconceito ou discriminação pelos profissionais que realizam esse trabalho.

“Fico feliz em ter esse acolhimento. O governo procura dar um ensino de qualidade e com saúde, pois nós que moramos na zona rural, algumas vezes, temos a impressão de somos esquecidos, mas desde o ano passado meu filho faz tratamento dentário e o fruto disso é que hoje ele não sente mais vergonha em sorrir e ir para aula”, comenta a mãe do garoto.

“Agradeço a todos que estão envolvidos com esse trabalho, desde o motorista que acorda na madrugada para apanhar as crianças até os médicos que realizam as consultas e todos os procedimentos que necessitamos, hoje é a primeira vez que minha filha irá receber uma consulta odontológica, não temos como ir até a cidade e levá-la em consultório particular, pois nos falta condições financeiras”, reconhece Artemise Golçalves,  mãe de uma aluna.

Como funciona o Programa Saúde na Escola

O PSE é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde. O programa também trabalha para integrar as redes de serviços do setor educação e do Sistema Único de Saúde (SUS) com o fortalecimento da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas (unidades de saúde da família), por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

{xtypo_rounded2}

As ações do PSE dividem-se em quatro áreas:

Avaliação das condições de saúde: atendimentos nutricionais, odontológicos, oftalmológicos, auditivos, clínicos e psicossociais com enfoque na prevenção de doenças virais e cardíacas, além do adequado tratamento quando necessário.

Promoção da saúde e prevenção: informação de qualidade e incentivo da adoção de práticas de alimentação saudável e de atividades físicas, conscientização da responsabilidade e consequências do uso de álcool e outras drogas, e uso da violência.

Educação permanente dos profissionais da área: cursos de saúde voltados para profissionais da educação e treinamento das equipes de saúde. Jovens também são qualificados para disseminar as informações entre outros jovens e crianças.

Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes: atenção às estatísticas do estado de saúde dos jovens beneficiados com o encarte Saúde no Censo Escolar, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, Sistema de Monitoramento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, e Pesquisa Nacional do Perfil Nutricional e Consumo Alimentar dos Escolares.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter