consultas e exames

Programa Saúde Itinerante atende quase 3 mil pessoas em Capixaba

Programa levou consultas médicas e exames para o município na sua terceira edição em 2020

O Programa Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foi a Capixaba (distante 80 quilômetros de Rio Branco) na sua terceira edição em 2020. Os dias 6 e 7 deste mês serviram para que a comunidade local pudesse ser atendida com consultas médicas, atendimentos odontológicos e exames.

Mães com suas crianças aguardam o atendimento com pediatras em Capixaba; Saúde Itinerante esteve no município Foto: Odair Leal/Secom

Pelo menos 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de laboratório e de enfermagem participaram dos atendimentos, numa parceria com a Prefeitura de Capixaba. Conforme a coordenadora do Saúde Itinerante, Rosemary Fernandes Ruiz, quase 3 mil pessoas foram atendidas.

Secretário Alysson Bestene posa para a foto ao lado de médicos e de coordenadores do Programa Saúde Itinerante Foto: Odair Leal/Secom

No total, 2.956 passaram pela escola municipal Professora Noelia Maria Alves de Sousa, onde a Sesacre instalou os equipamentos pra exames e adaptou as salas para as consultas.

Idosa verifica a pressão com profissional do Programa Saúde Itinerante em Capixaba Foto: Odair Leal/Secom

O secretário de Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene, esteve na escola. “É muito importante que a atenção básica, representada aqui pela Secretaria Municipal de Saúde de Capixaba, caminhe junto com a Saúde do Estado. Uma forma de garantir à população que ela tenha seus problemas de saúde resolvidos aqui mesmo na comunidade”, afirma Bestene.

Médico do Saúde Itinerante em atendimento a moradores de Capixaba; mais de 370 consultas foram realizadas Foto: Odair Leal/Secom

Pelos números do Saúde Itinerante de Capixaba, 372 pessoas recorreram aos profissionais da clínica médica, enquanto que 187 mulheres realizaram exames de ginecologia e obstetrícia. Na pediatria, 138 crianças foram atendidas, enquanto 58 pessoas puderam ser atendidas na ortopedia.

Garotinho passa por avaliação no Programa Saúde Itinerante em Capixaba Foto: Odair Leal/Secom

Consultas com um neurologista foram 40, e 28 registradas com gastroenterologista. Trinta pessoas recorreram à Saúde Mental.

O primeiro Saúde Itinerante de 2020 foi realizado na Vila do V, município de Porto Acre, entre os dias 7 e 8 de fevereiro, sendo a segunda em Plácido de Castro, nos dias 14 e 15 do mesmo mês.

População de Capixaba participa do Programa Saúde Itinerante Foto: Odair Leal/Secom

Os atendimentos em Capixaba

Consultas médicas

Clínica médica: 372

Ginecologia/Obstetrícia: 187

Pediatria: 138

Ortopedia: 58

Neurologia: 40

Gastroenterologia: 28

Saúde mental: 30

Total: 853

2. Exames de apoio diagnóstico

Ultrassonografia: 117

Preventivo do Câncer do Colo do Útero- PCCU: 67

Endoscopia digestiva alta: 28

Total: 212

3. Exames laboratoriais : 230

Teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite B e C: 344

Total: 574

4. Atendimento do Serviço Social: 81

5. Atendimento de enfermagem: 258

7. Exames de apoio diagnóstico (ressonância, tomografia , raio-x e ultrassonografia ) regulados in loco para o Into/Acre

Total: 73

8. Atendimento odontológico: 353

9.Dispensa de medicamentos: 485

10. Procedimento médico: 01

11.Doses de vacinas aplicadas: 67

Total geral de atendimentos: 2.957