O Programa Saúde Itinerante, que tem como objetivo realizar atendimento médico especializado nas comunidades de difícil acesso e municípios mais distantes do Acre, chega a Capixaba (76 quilômetros de Rio Branco).
Com a presença de especialistas em ginecologia, ortopedia, pediatria, psiquiatria e clínica geral, a população poderá passar por consultas e ainda realizar exames laboratoriais, eletrocardiograma, endoscopia digestiva alta e ultrassonografia.
A direção do Saúde Itinerante orienta quem vai procurar atendimento que esteja portando documentos como RG, CPF, Cartão SUS e Carteira de Vacina das crianças e exames já existentes.
Os atendimentos se iniciam nesta sexta-feira, 13, das 14 às 17 horas, e sábado das 8 às 17 horas, na Escola Municipal Noelia Maria, localizada na Rua Cecília Boa Ventura, naquele município.
O Saúde Itinerante se tornou política pública no Estado do Acre por ser uma importante ferramenta de acesso e garantias de serviços essenciais às comunidades carentes, possibilitando atendimento nas áreas rural e ribeirinha com a ida de especialistas e toda a estrutura para a realização de consultas e exames simples e de média complexidade.
Somente no primeiro quadrimestre de 2018, a equipe que compõe o programa atendeu cerca de 13 mil pessoas com consultas médicas, exames e entrega de medicamentos. Idealizado pelo então senador e médico Tião Viana, há 18 anos, o Saúde Itinerante contabiliza mais de meio milhão de atendimentos nos 22 municípios que percorreu.