Programa Saúde Itinerante faz mais de três mil atendimentos em Mâncio Lima

Parceria com Secretaria Municipal de Saúde facilitou trabalho da equipe médica

dsc_0481_01022011.jpg
dsc_0485_01022011.jpg

Mais de 3.200 procedimentos médicos foram realizados pelo programa Saúde Itinerante em Mâncio Lima (Foto: Onofre de Souza)

Uma equipe médica do programa Saúde Itinerante, com 23 componentes entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e laboratoristas, realizou no último final de semana atendimentos no município de Mâncio Lima , na Escola Municipal Padre Édson. O pedido foi feito pelo prefeito Cleidson Rocha ao governador Tião Viana. Centenas de pessoas de pessoas compareceram e foram atendidas.

Segundo a diretora do programa, Rosemary de Araújo, a jornada em Mâncio Lima foi produtiva, foram realizados 3.217 procedimentos, incluindo consultas, exames, palestras e serviço social.

Foram oferecidas consultas em oito especialidades, cardiologia, clínica médica, infectologia, geriatria, ginecologia/obstetrícia, ortopedia, pediatria e psiquiatria. A especialidade de geriatria foi pela primeira vez incluída no ‘Itinerante’.

Os exames com finalidade diagnóstica, PCCU (câncer de colo uterino), eletrocardiograma, endoscopia digestiva alta, colposcopia, biópsia de colo uterino, biópsia de pele e ultrassonografia somaram 219 procedimentos e os laboratoriais somaram 230.

Segundo Rosemary de Araújo, o programa Saúde Itinerante atendeu pacientes na especialidade de ginecologia que estavam agendados pelo TFD para o atendimento em Rio Branco. A vantagem, segundo ela, é grande, os pacientes podem permanecer perto da família e os recursos da Saúde são otimizados. A farmácia do programa, além dos medicamentos básicos, também tem vários itens relacionados às especialidades.

População satisfeita

A senhora Ivanilde de Oliveira Rodrigues trouxe o filho para uma consulta com o dermatologista: “Aqui não tem essa especialidade e como apareceu a oportunidade a gente aproveita. É muito bom o itinerante vir até aqui, pois tem muita gente humilde que não pode pagar uma consulta no médico particular.”

Alexandre da Silva Neto fez um eletro do coração. “Tava sentindo uma dor no peito e imaginei que fosse o coração. O médico disse que era coração crescido, daí ele passou uma receita e minha filha veio pegar o remédio. É muito importante para nós este tipo de atendimento médico aqui em Mâncio Lima. Quando a gente precisa, vai para o hospital do Juruá onde tem um atendimento melhor, mas aqui não tem não.”

Importante parceria

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Mâncio Lima fez parceria com o governo do estado e colocou uma grande equipe de apoio à disposição do programa Saúde Itinerante. Segundo o secretário municipal de Saúde, Josianis Araújo Rodrigues, além de enfermeiros e técnicos a prefeitura também colocou em ação o serviço de vacinação para crianças e adultos. De acordo com Josianis, a ação deverá contribuir para tirar a pressão sobre o Hospital do Juruá.

A ex-diretora do Saúde Itinerante, Celene Maia, esteve em Mâncio Lima e comentou que o programa é importante porque a rede de atenção básica nos municípios não está organizada convenientemente. Ela confirmou que o governador Tião Viana, responsável pela criação do programa no ano 2000, vai intensificar as ações nos locais de difícil acesso. A idéia é atender simultaneamente com até três equipes pequenas. A próxima jornada do programa nas regiões dos rios Macauã, Iaco e Caetés já pretende contar com a participação de mais profissionais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter