Programa Rota da Qualidade dá início à Operação Boas Festas

Buscando sempre nortear e uniformizar o atendimento ao consumidores, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) realiza durante o mês de dezembro, na cidade de Cruzeiro do Sul, ações de orientação e fiscalização no comércio local. Na capital acreana o mesmo trabalho é desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Acre (Ipem/AC).

Programa Rota da Qualidade dá inicio à Operação Boas Festas. Foto: Cedida.

As ações fazem parte da Operação Boas Festas, realizada devido a intensificação do movimento no comércio com a proximidade do Natal e do Ano Novo. As equipes de fiscalização do Procon e do Ipem estarão nas ruas orientando, notificando e fiscalizando práticas abusivas que possam ser realizadas pelos fornecedores durante esta época, com o objetivo de garantir a defesa dos consumidores acreanos.

Para as compras online, a recomendação é de que os clientes devam adotar alguns procedimentos para evitar o risco de golpes pela internet, como por exemplo escolher um fornecedor confiável, certificar-se de que o site é realmente a plataforma oficial da empresa, observando se há a presença de um ícone no formato de cadeado, que sinaliza a certificação de segurança da página. As equipes estão ainda, notificando lojas que fazem publicidade por meio das redes sociais a respeito da precificação dos seus serviços e produtos, onde também há a obrigatoriedade da informação sobre os preços, assim como nas lojas físicas.

Ação é realizada nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Foto: Cedida.

“É muito importante observar se há informações claras sobre CNPJ, endereço físico, telefone e canal de reclamação na plataforma escolhida. Outros pontos importantes são duvidar de ofertas com preços abaixo do que é praticado no mercado e não clicar em links enviados aleatoriamente para o WhatsApp, redes sociais ou e-mail, com pedidos de cadastramento para promoções”, orienta o chefe de fiscalização do Procon/AC, Rommel Queiroz.

A diretora-presidente do Procon/Ac, Alana Albuquerque, destaca que é necessário que os consumidores estejam atentos quanto a quaisquer tipos de práticas abusivas observadas durante as compras de fim de ano.

“Pedimos aos consumidores que realizem pesquisas de preço, e que procurem fornecedores confiáveis, para que assim haja uma maior segurança na efetivação das compras, a fim de se evitar prejuízos” ressalta.

Qualquer dúvida, reclamação ou denúncia pode ser feita pelos contatos telefônicos do Procon/AC: (68) 3223-7000 ou 151 de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br ou acessando o site: www.consumidor.gov.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter