Programa REM Acre realiza oficina para capacitar técnicos no acompanhamento dos projetos do edital “Boas Ideias Geram Impacto”

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar os técnicos dos órgãos subexecutores na execução e monitoramento dos projetos aprovados no edital “Boas Ideias Geram Impacto”, a Unidade de Coordenação do Programa REM Acre – Fase II (UCP-REM) conduziu, na manhã desta segunda feira, 12, a Oficina de Nivelamento de Informações. A atividade foi solicitada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em parceria com a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac).

Oficina foi realizada na Sala de Multimeios da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). Foto: UCP/REM

A ideia é nivelar e capacitar os técnicos que farão o monitoramento dos projetos em execução, sobre os trâmites de condução das propostas que serão beneficiadas pelas linhas temáticas “Inclusão Produtiva Familiar” e “Cadeia Produtiva dos Óleos Vegetais e Congêneres” do edital piloto de subvenção, que busca apoiar, por meio de organizações da sociedade civil (OSC), projetos voltados para a preservação ambiental e a geração de renda de maneira sustentável.

Para a chefe da Divisão de Programas e coordenadora do Programa REM no âmbito da Seagri, Natália Araújo, “essa oficina de nivelamento é essencial para que os técnicos das secretarias, juntamente com as associações, possam realizar uma execução transparente e eficiente que atenda os projetos de forma adequada, possibilitando uma melhoria na vida dessas comunidades”, afirmou.

Representantes dos órgãos de Estado recepcionaram os técnicos para a realização da capacitação. Foto: UCP/REM

Ao total, foram mais de oito projetos aprovados voltados para ações compatíveis com a floresta em pé, totalizando um investimento de R$ 1.896.652,00 milhões de reais, que chegarão de forma direta aos provedores de serviços ambientais, como ribeirinhos, indígenas, produtores familiares e extrativistas, que encontram na floresta em pé a sua fonte de sustento.

A consultora em Aquisições e Contratos da UCP-REM, Bruna Andrade, destacou a importância da responsabilidade mútua entre as organizações e os órgãos de governo: “Embora as aquisições e contratações sejam responsabilidade das organizações da sociedade civil, os órgãos do Estado devem monitorar os procedimentos para garantir o sucesso das iniciativas e alcançar os objetivos propostos”.

Técnicos da Unidade de Coordenação do Programa REM Acre – Fase II esclareceram as dúvidas sobre liberação financeira e monitoramento. Foto: UCP/REM

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter