Programa REM Acre promoverá atividades formativas para a produção sustentável na Expoacre

Pelo segundo ano consecutivo, o Programa REM Acre estará na Expoacre, realizando atividades formativas destinadas aos produtores que participam da feira e demonstrando que a produção agropecuária avança muito mais quando aliada à sustentabilidade.

Entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, as secretarias de Estado de Agricultura (Seagri), de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi) e de Turismo e Empreendedorismo (Sete), bem como a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e outras subexecutoras do programa estarão promovendo atividades formativas em práticas sustentáveis, palestras, rodadas de conhecimento, vivências e distribuição de materiais educativos.

Temas importantes sobre a pecuária sustentável serão assuntos apresentados aos produtores e visitantes. Foto: Acervo/REM

Um dos destaques da feira agropecuária serão as palestras e cursos, por meio dos subprogramas Produção Familiar Sustentável e Pecuária Diversificada Sustentável do Programa REM Acre, abordando temas práticos e didáticos para a produção sustentável, com menos impacto ambiental e com alternativas para recuperar áreas degradadas, aumentando a produtividade. Serão momentos de troca de experiências e conhecimentos entre produtores e especialistas.

As palestras começam no sábado, 29, com Gestão de Propriedades Rurais e o workshop Cadeia Produtiva da Bovinocultura, abordando assuntos sobre o corte e leite. Entre os dias 31 de julho e 6 de agosto será realizado o curso de tratorista, visando à formação dos participantes para operação de máquinas agrícolas de forma segura e eficiente. Essas ações serão realizadas por meio da Seagri.

Com o auxílio de óculos de realidade virtual, os visitantes poderão vivenciar um momento nas florestas do estado. Foto: Acervo/REM

Além disso, em parceria com a Sete e com o apoio do projeto Turismo de Base Comunitária, serão apresentadas as ações desenvolvidas no Parque Nacional da Serra do Divisor e na Comunidade do Rio Croa, além da experiência envolvendo a realidade virtual, possibilitando uma breve vivência nas florestas e nas comunidades beneficiadas pelo Programa REM.

A valorização da cultura local e dos povos indígenas também será abordada em todas as noites da Expoacre 2023, com uma exposição especial dedicada à comercialização de produtos do mel, da castanha-do-brasil e de artesanatos indígenas. Essa iniciativa visa não apenas promover o comércio sustentável, mas também fortalecer o respeito e a preservação das tradições culturais.

Os artesanatos serão um dos atrativos da Expoacre 2023. Foto: Acervo/REM

O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter