Programa Quero Ler transforma a realidade de pessoas do bairro Areal

Tereza é mais do que uma aluna, mas cedeu sua casa para que a turma funcionasse (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Vim ter oportunidade agora, com essa idade. Tem muitas coisas que a gente quer ler, praticamente tudo”, conta a aluna Lindaura de Souza (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em sua série de visitas às turmas do programa Quero Ler, o governador Tião Viana conheceu na noite de segunda-feira, 22, um grupo de pessoas do bairro Areal, em Rio Branco, que enfrenta com um sorriso no rosto os desafios de aprender a ler e escrever na idade adulta.

O Quero Ler é um programa criado por Tião Viana com o objetivo de eliminar o analfabetismo no Acre até 2018, atendendo mais de 60 mil pessoas. Iguais a turma do bairro Areal, existem mais de 300 só em Rio Branco, que somadas a do interior do estado devem se tornar 450 até o fim do ano.

“Há um dívida moral do Brasil com as pessoas que ainda não aprenderam a ler e escrever. Com a leitura, você é capaz de estar em qualquer lugar do mundo. Por isso, o governo está investindo 26 milhões de reais nesse programa e só temos um pedido a fazer: por favor, não desistam”, disse o governador para turma composta por pessoas acima de 30 anos.

Nova realidade

“Há um dívida moral do Brasil com as pessoas que ainda não aprenderam a ler e escrever”, disse Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Há um dívida moral do Brasil com as pessoas que ainda não aprenderam a ler e escrever”, disse Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A turma do bairro Areal se reúne na casa de Tereza Oliveira, que mais do que a benfeitora em ceder o espaço com o apoio do marido, é também uma aluna dedicada com o sonho de ir além de saber somente assinar o próprio nome, mas ter domínio total das letras.

“Pra mim está sendo uma alegria estarmos juntos aqui aprendendo. Nossos professores são muito esforçados e ensinam muito bem. Saí grávida muito cedo e tive que trabalhar pra cuidar do meu bebê, então ao invés de estudar. Agora é minha vez”, conta Tereza.

Uma das mais velha das turma, Lindaura de Souza, esbanja simpatia ao contar sua história. “Me sinto feliz aqui. Morava no seringal e lá não tinha muita oportunidade pra nós. Vim ter oportunidade agora, com essa idade. Tem muitas coisas que a gente quer ler, praticamente tudo”, brinca.

O deputado estadual Daniel Zen, que já foi secretário de Educação, observa com admiração os resultados práticos do programa Quero Ler. “É gratificante ver que a educação está no centro desse projeto político do governador Tião Viana. A taxa de analfabetismo é um dos indicadores mais perversos do país e só mobilizações como o programa Quero Ler podem fazer a diferença”, conta.