Programa “Proteção de Jovens em Territórios Vulneráveis” será lançado no Acre nesta terça-feira

Secretaria de Segurança e Instituto Dom Moacyr vão formar 810 jovens em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Instituto Dom Moacyr, e o Ministério da Justiça lançam no próximo dia 31, às 10 horas, no Teatro Plácido de Castro, o Projeto "Proteção de Jovens em Territórios Vulneráveis – PROTEJO".

O PROTEJO é uma das linhas de ação do PRONASCI e tem como meta criar oportunidade para que jovens de regiões de elevada desagregação social possam desenvolver percursos formativos ascendentes e tornem-se líderes irradiadores de boas práticas sociais. 

O Projeto pretende formar 810 jovens em situação de risco ou vulnerabilidade social em percursos sócio-formativos. Cada participante cumprirá 800 horas em oficinas, cursos e atividades complementares de formação sócio-jurídica, cultural, esportiva e profissionalizante nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia.

Sua implementação promove a formação de lideranças positivas nas Zonas de Atendimento Prioritário – ZAP, com a integração de ações que aumentem a coesão social e a identidade cultural nessas localidades, incentivando o empreendedorismo social, revitalizando espaços de convivência e possibilitando aos jovens compreensões mais amplas sobre as dimensões econômicas e sócio-políticas da organização social.

De acordo com o Diretor Presidente do Instituto Dom Moacyr Irailton Lima, o Projeto visa promover a proteção, a inclusão e a formação cidadã de jovens expostos à violência familiar ou urbana, contribuindo para a construção social dos Territórios da Paz em oito comunidades incluídas em Zonas de Atendimento Prioritários no Estado do Acre. "A juventude participante do PROTEJO receberá a qualificação profissional visando à geração de ocupação e renda, construindo a segurança social a partir de perspectivas concretas do futuro."

Em Rio Branco serão beneficiados jovens moradores dos bairros Santa Inês, Mauri Sérgio, Areal, Belo Jardim, Triângulo Novo, Triângulo Velho, Taquarí, Comara, Jorge Sampaio (ZAP 5), além dos bairros Palheiral, Volta Seca, Castelo Branco, Novo Horizonte e Bela Vista (ZAP1).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter