O Programa Primeira Infância Acreana foi criado com o objetivo de fortalecer a Rede de Serviços destinada às crianças menores de seis anos em diversas regiões do estado. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde pretende sensibilizar a sociedade e instituições públicas sobre a necessidade de implementar políticas públicas que garantam o desenvolvimento infantil integral.
São parceiras do programa as secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e de Educação e Esporte, que vão desenvolver ações específicas em suas áreas de atuação. As prefeituras de seis cidades do interior e da capital também participarão das atividades. A coordenação pretende transformar o Primeira Infância em uma Política de Estado, garantindo sua continuidade, independentemente de administrações futuras.
“Nossa meta é implantar o programa em todas as cidades do Acre como política pública institucional. O Primeira Infância perpassa a área de atuação do governo – nossa ideia é garantir ações permanentes”, afirmou Priscylla Aguiar, gerente da Divisão de Saúde da Criança do Acre.
Dentro do programa estarão organizados serviços intersetoriais nos territórios onde as crianças vivem, que devem compreender o processo de desenvolvimento e as necessidades dos pequenos. As políticas de saúde da criança integram as metas do governo do Acre, que proporcionalmente é o segundo estado do país que mais investe em saúde pública.
No Acre o programa conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unesco), Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Bernard van Leer e da United Way Brasil. Essas instituições apoiam diversas iniciativas de cunho social em todo o país e reconhecem iniciativas pioneiras.
Educação
O programa Asas da Florestania, que leva educação às localidades de difícil acesso dos 22 municípios acreanos, também faz parte do Primeira Infância. Núcleos estão espalhados em diversas comunidades e atendem crianças e adolescentes. Na modalidade alfabetização, as agentes do Asas visitam as casas desses moradores da floresta levando atividades lúdicas e pedagógicas.
Na parceria com a Secretaria de Educação os professores têm papel fundamental, pois serão eles os transmissores de conhecimento. Os profissionais terão a missão de estimular a autonomia das crianças, fazendo com que elas descubram novas maneiras de ver o mundo.
Desenvolvimento Social
Na parceria com as prefeituras, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) vai atuar junto aos Centros de Referência em Assistência Social. Os profissionais que atendem nos CRAS serão capacitados a fim de melhorar a qualidade do serviço prestado.
Segundo Paloma Sales, técnica da Seds, os centros são portas de entrada para acesso às políticas públicas de assistência. “Assistentes sociais e psicólogos realizam o primeiro atendimento, identificam as necessidades das famílias e as encaminham para as instituições responsáveis. Nós vamos reforçar a atuação desses profissionais”, disse.
Atualmente oito Centros de Referência em Assistência Social funcionam em Rio Branco. O PIA já identificou dois territórios para atuação inicial e nessas localidades já existe CRAS. Moradores da Cidade do Povo e o Calafate serão os primeiros beneficiados com o trabalho.
Agentes Comunitários de Saúde
Os territórios prioritários foram mapeados e serão visitados pelos agentes comunitários de saúde, que vão levar orientações a inúmeras comunidades. Eles serão responsáveis pelo primeiro contato com as famílias, conscientizando a população sobre a necessidade de novos comportamentos.
Nesse contexto, as famílias serão capazes de desenvolver as habilidades cognitivas e intelectuais das crianças.