ensino médio

Programa Parlamento Jovem Brasileiro está com inscrições abertas

Com objetivo de estimular o interesse pela democracia e fortalecer a participação dos jovens na construção do país, o programa Parlamento Jovem Brasileiro, iniciativa da Câmara dos Deputados, está com inscrições abertas até 30 de junho, oferecendo, a estudantes brasileiros de ensino médio de instituições públicas e privadas, a oportunidade de se envolverem com a política e vivenciarem a experiência de ser parlamentar por uma semana. 

O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara dos Deputados. Foto: divulgação

 O tema desta edição é A Educação que Queremos. No ato da inscrição, é importante que o candidato fique atento aos requisitos de idade e de documentação necessária para o processo. Além disso, deve-se elaborar um projeto de lei que aborde um tema de interesse público, demonstrando habilidade de análise e argumentação.

Após a inscrição, os projetos de lei serão avaliados e os candidatos selecionados serão convocados para a próxima fase, que consiste em uma entrevista e análise mais detalhada do projeto.

Com a divulgação do resultado final, os jovens escolhidos terão a oportunidade de vivenciar, em Brasília, uma semana de atividades que simulam a rotina de um parlamentar, interagindo com deputados, debatendo questões de relevância nacional e apresentando projetos.

 A experiência visa proporcionar uma visão mais próxima da realidade política brasileira, estimulando o engajamento cívico e o interesse por temas de relevância social.

Informações e inscrições

Parlamento Jovem Brasileiro