Programa de Valorização da Atenção Básica de saúde é tema de oficina

O curso envolve os gestores e coordenadores de cinco municípios e tem por objetivo estimular a formação do médico para levar esse profissional há localidades com maior carência desse serviço (Foto: Assessoria Sesacre)

Curso envolve os gestores e coordenadores de cinco municípios e tem por objetivo estimular a formação do médico para levar esse profissional a localidades com maior carência desse serviço (Foto: Assessoria Sesacre)

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promove em Rio Branco a Oficina Regional do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), nesta quarta-feira, 20, durante todo o dia, no auditório do Hotel Loureiro. Participam do curso gestores e coordenadores dos municípios de Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Plácido de Castro e Rio Branco.

O evento tem por objetivo fortalecer o papel dos atores que realizam o Provab no seu cotidiano, de planejar as atividades das recém-criadas Comissões Estaduais do Programa, bem como pactuar as ofertas pedagógicas e os mecanismos de supervisão e avaliação do programa.

“Esse primeiro momento estamos estabelecendo contato entre profissionais médicos e comissão estadual de saúde e coordenação nacional do Ministério da Saúde. É uma ocasião importante para avaliar e consolidar o Programa, garantindo o processo de implantação e as dificuldades e desafios que são colocados”, destaca a representante da Sesacre, Leila Lopes.

Para a secretária de Saúde de Rio Branco Marcilene Alexandrina, a ideia também é estimular que o profissional médico direcione sua formação à Atenção Básica. De acordo com ela durante a oficina os participantes irão receber orientações de como gerenciar os trabalhos no Provab como, por exemplo, o funcionamento das comissões de coordenação estadual.

A representante da Sesacre comenta que esse momento é importante para avaliar e consolidar o Programa (Foto: Assessoria Sesacre)

Representante da Sesacre comenta que esse momento é importante para avaliar e consolidar o programa (Foto: Assessoria Sesacre)

Já a clínica geral, Kárita Santos, que trabalha na Atenção Básica de Feijó, acredita que a oficina vem esclarecer qual a função da coordenação nacional, estadual e municipal do Provab. “Fixar um profissional médico, principalmente no interior, gera uma série de desafios ao gestor municipal, por isso é preciso ter acesso a todas as diretrizes do Programa”.

Conheça o Programa de Valorização da Atenção Básica

O programa foi criado em 2011, com objetivo de aprimorar a prestação de serviço na área de saúde da família, especialmente no que diz respeito à vulnerabilidade social, por meio de parcerias entre as esferas federal, estadual e municipal.

Entre as atribuições dos médicos que atuam no programa está àarealização de um estudo da área que abrange a unidade de saúde na qual atuará, no intuito de conhecer os principais problemas de saúde da comunidade. Os profissionais terão vínculo de um ano, período em que farão atendimentos por 32 horas semanais nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter