Programa de saúde auditiva entrega primeiras próteses no Acre

Fábio dos Santos tinha problemas por não ouvir direito a esposa e os filhos (Foto: Cássia Veras/Sesacre)
Fábio dos Santos tinha problemas por não ouvir direito a esposa e os filhos (Foto: Cássia Veras/Sesacre)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) iniciou, na manhã desta sexta-feira, 7, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, a entrega das próteses do programa estadual de saúde auditiva. Foram entregues 28 aparelhos corretivos e outros 40 pacientes fizeram a moldagem. As próteses auditivas custam entre R$ 500 e R$ 1,1 mil e são entregues gratuitamente.

O programa pretende atender até cem pacientes por mês. A previsão é de atender ao todo, aproximadamente, 70 mil pessoas com algum problema de surdez. Segundo o otorrinolaringologista e coordenador do programa, Santiago Júnior, é realizada uma triagem dos pacientes que precisam receber o aparelho e outros que necessitam de outros tipos de atendimento, dispensando próteses.

O montador de móveis Fábio dos Santos foi um dos primeiros a serem beneficiados com aparelho corretivo. “Estou muito feliz. Entendo melhor o que as pessoas falam, posso assistir à televisão, escutar música”, relatou. Para o veterinário Claudio Andrade, que recebeu duas próteses, a iniciativa mudou completamente a sua rotina. “Há 12 anos, eu convivia com esse problema. Era difícil para entender os clientes e até mesmo conversar com as pessoas. Agora tudo voltou ao normal”, contou.

O paciente que recebe o aparelho ainda tem acompanhamento médico durante um ano. “É uma adaptação. Então, aquele paciente que se sente desconfortável, escutando algum tipo de som que não reconhece, retorna para que regulemos seu aparelho”, explicou a médica do programa, Vanessa Castilho.

Como acessar o serviço

A Sesacre destaca que a população interessada em acessar o programa deve procurar uma unidade básica de saúde, onde o médico detectará se o paciente necessita de tratamento para algum tipo de deficiência auditiva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter